Theta: qual o melhor momento para vender uma opção?

Theta: qual o melhor momento para vender uma opção?

Será que vender opções na semana de vencimento vale a pena? Para definir quando é mais rentável vender uma opção conforme seus objetivos e sua estratégia, você precisa conhecer a variável grega Theta.

Guia Do Iniciante em Opções

Como sair do zero e dar seus primeiros passos no mercado de opções

O mercado de opções é cheio de variáveis que ajudam a precificar os ativos. Essas variáveis medem diferentes fatores que podem influenciar como o derivativo se comporta durante os pregões e como ele acompanha seu respectivo ativo-objeto.

Um desses fatores é o tempo. No artigo de hoje, veja como ele influencia as opções.

O que é o Theta?

O Theta é a variável que mede o efeito da passagem do tempo na opção. Por isso, ele é um importante aliado na hora de montar operações que precisem da venda de uma opção.

Parte do modelo matemático Black-Scholescálculo que utiliza diversas variáveis, conhecidas como gregas, para precificar a opção – o Theta basicamente mostra o quanto a opção vai se desvalorizar à medida que o tempo está passando.

Por estar ligada ao fator tempo, essa desvalorização é também fortemente influenciada pela data de vencimento.

Normalmente, quanto mais próximo a opção estiver de seu vencimento, maior será o Theta e, portanto, maior será a desvalorização do preço da opção. 

Assista ao vídeo a seguir em que mostro na prática como o Theta funciona em opções com diferentes vencimentos:

Por via de regra, o Theta começa a aumentar duas semanas antes da data de vencimento, e tende a crescer muito mais na semana de vencimento.

O que significa que você pode comprar opções mais baratas nesse período, se seu objetivo for esse. Mas calma que não é só isso.

Para quem ainda não sabe, no mercado, também é possível fazer a venda de opções, seja de compra (CALL) ou de venda (PUT). Ao vender uma opção de venda (PUT), você terá a obrigação de comprar o ativo-objeto por um determinado preço na data de vencimento se você for exercido. Já no caso da venda de uma opção de compra (CALL), você terá obrigação de vender o ativo-objeto.

E como, então, o fator tempo influencia as operações de venda? Veja mais a seguir.

Leia também: Exercício De Opções: O Que É E Quando Acontece?

Fator tempo em estratégias de venda de opções

Não é atoa que nos Estados Unidos há vencimento semanal de opções – que acontecem de sete em sete dias. Mesmo com ativos cuja volatilidade é menor do que as encontradas no Brasil, conseguimos taxas maiores em opções que estão OTM (fora do dinheiro) por lá. 

Recomendado para você

Tem um capital investido de mais de R$500 mil ou uma capacidade de aporte mensal de R$10 mil?

Agende uma sessão individual de consultoria comigo e entenda se o seu portfólio de investimentos está operando no seu maior potencial.

AGENDAR SESSÃO

Dessa forma, conseguimos taxas melhores ao montarmos estratégias de venda com opções que estão mais próximas do vencimento.

Portanto, operando com opções dos Estados Unidos com vencimento semanal e que estão com baixa probabilidade de serem exercidas (ou seja, estão OTM), é possível receber de 3% a 4% de taxa no mês executando estratégias como o lançamento sintético, que consiste na venda de uma PUT – fora as possibilidades de ganho com o manejo dessas operações, como utilizar rolagens.

Então, para caso seu objetivo seja montar estratégias de lançamento coberto (venda de CALL) ou sintético no Brasil, e queira ficar com uma exposição menor àquela obrigação, você pode, sim, montar a operação na reta final – faltando 15 dias ou na própria semana do vencimento.

Leia também: Investir Nos Estados Unidos Ou No Brasil? Saiba Qual É A Melhor Opção!

Sistema Diamante

Na Invius, usamos uma estratégia muito clássica para explorar esse cenário. Trata-se do Spread de Calendário, cuja operação segue a seguinte condição: a compra de uma opção para o vencimento seguinte, que tem um Theta menor, e a venda de uma outra opção no vencimento mais próximo, cujo Theta é maior, montando toda a operação justamente na reta final do vencimento. 

Assim, conseguimos pegar toda essa desvalorização da opção que está próxima ao vencimento, e conseguimos melhorar a assertividade da operação, além de receber uma taxa muito boa.

Por isso, se for optar por estratégias de renda com a venda de opções, indico olhar para os vencimentos mais curtos, justamente para você pegar esse aumento significativo do Theta.

E se você quiser aprender a fazer essas estratégias, precisa conhecer o Sistema Diamante.

Uma metodologia que desenvolvi depois de anos e anos trabalhando com o mercado financeiro, com foco em montar um funil de estratégias para gerar renda recorrente e com controle total de riscos.


Leituras recomendadas:

O Que É O Delta De Uma Opção?

Aulas sobre o Mercado de Opções

Você pode se interessar

O que é Custo de Oportunidade?

Quando um investidor analisa diferentes opções de investimento, o custo de oportunidade representa potenciais benefícios que…

O Papel dos Market Makers no Mercado Financeiro

Market makers são indivíduos ou corretores que operam nas bordas de uma bolsa de valores, comprando…

Diversificação: Estratégia Essencial para o Investimento Inteligente

A diversificação é uma das principais estratégias de investimento, utilizada para reduzir os riscos ao alocar…