Exercício de opções: o que é e quando acontece?
Você já deve ter ouvido falar no exercício de opções, certo? É um termo muito comum no mercado e de extrema importância para quase todas as operações com esse derivativo.
Guia Do Iniciante em Opções
Mas também é um tema que causa muitas dúvidas de investidores iniciantes. Por isso, vou te explicar o que é e quando acontece neste artigo. Confira!
O que é o exercício de opções?
O termo “exercício de opções” representa a possibilidade do titular da opção solicitar a execução de seu direito adquirido ao “fechar o contrato”. Para o lançador, no entanto, refere-se à obrigação de ter que acatar a decisão tomada pelo titular, caso ele queira executar esse direito.
Dessa forma, chamamos de exercício sempre que temos a obrigação de adquirir o ativo-objeto (no caso dos contratos de venda) ou de vendê-lo (no caso dos contratos de compra) a partir da operação de lançamento (venda) de opções – seja esse o objetivo de sua estratégia ou não.
Assim, se você ouvir por aí alguém dizendo que “provavelmente seremos exercidos”, significa que a operação tem grande possibilidade de resultar na compra ou venda daquele ativo-objeto.
Lembrando que isso pode significar tanto lucro quanto prejuízo a depender de seus objetivos e da forma que manejar sua estratégia.
Como acontece?
O titular da opção – ou seja, aquele que adquiriu o direito de venda ou compra de algum ativo – pode escolher se vai ou não exercer esse direito. Enquanto isso, o lançador da opção – ou seja, aquele que vendeu o direito – terá a obrigação de acatar essa decisão.
No entanto, esse poder tem um prazo de validade, que é pré-determinado na compra da opção. Chamada de vencimento, essa data limite é o último dia em que os compradores das opções podem exercer o direito de comprar ou vender o ativo através da opção adquirida.
Tem um capital investido de mais de R$500 mil ou uma capacidade de aporte mensal de R$10 mil?
Agende uma sessão individual de consultoria comigo e entenda se o seu portfólio de investimentos está operando no seu maior potencial.
AGENDAR SESSÃOPassada esta data, a opção expira, perdendo a validade e sumindo do roll de opções do mercado financeiro (dizemos que a opção “virou pó”). Analogamente ao que acontece quando você adquire um seguro de carro, você tem o direito de acioná-lo até o vencimento da apólice. Se você não acionar no período, o contrato expira.
Existem duas classificações para as opções relacionadas a seu vencimento: opções americanas e opções europeias.
- Opções americanas: é possível pedir a antecipação do exercício (liquidando a sua posição) ligando na corretora e pedindo o exercício da opção. Portanto, podem ser exercidas em qualquer data. A maioria das CALLs são americanas.
- Opções europeias: podem ser exercidas apenas no dia do vencimento. Neste caso, todas as PUTs são europeias, e somente algumas CALLs tem essa característica.
Além disso, desde 2021, o exercício também pode ser realizado de forma automática, caso a opção esteja ITM (dentro do dinheiro) no dia do vencimento. Vamos falar mais disso abaixo.
Quando acontece?
De maio de 2021 até o momento em que esse artigo foi escrito, a data de vencimento ocorre na terceira sexta-feira do mês no Brasil, e caso não tenha pregão nesta data (se não for um dia útil), o exercício das opções ocorre no dia anterior.
Em outros países, como nos Estados Unidos, em que o mercado de opções tem um pouco mais de liquidez, as datas de vencimentos são menores, podendo ser a cada sete dias ou, inclusive, a cada dois dias.
Como Gerar Renda Semanal em Dólar
No caso das opções do tipo americana, caso o titular queira solicitar o exercício antes da data de vencimento, poderá pedir durante o horário de funcionamento da bolsa de valores (das 10h até às 17h).
Já na data de vencimento, esse horário é diferente:
Horários no dia do exercício
No dia do vencimento, a B3 funciona da seguinte forma: entre as 10h e 15h o titular da opção pode fazer o exercício manual das opções, isso significa que durante esse período ainda é permitido ao investidor escolher se quer ou não exercer o seu direito contratado.
Após isso, entre as 15h e 16h, é o lançador da opção, no caso das PUTs, quem pode escolher se quer ou não zerar sua posição vendida sem risco de ser exercido.
Em seguida, das 16h até 19h, acontece o exercício automático pela B3. Então, se a pessoa não decidiu o que queria fazer, ou não mandou a ordem de execução, durante esse período, o exercício das opções vai acontecer de forma automática se estiver em condição de.
Além disso, das 18h30 até as 19h também passou a valer o Contra Exercício, que é a possibilidade de uma opção exatamente no dinheiro (ATM) ou fora do dinheiro (OTM) ser exercida, ou o exercício de uma opção dentro do dinheiro ser abandonado. Para isso, no entanto, o investidor deve emitir um pedido e a B3 precisará autorizá-lo.
Por fim, das 19h às 19h30 acontecerá o after market, que é estendido nesse dia. Nele, você pode recomprar ou vender suas ações, caso tenha sido exercido e faça sentido para sua estratégia e seus objetivos.
Ficou claro?
Se preferir, gravei um vídeo para o canal do YouTube da Invius que mostra o que exatamente acontece no dia de exercício das opções:
Participe também de nosso canal no Telegram para não perder nenhuma de nossas atualizações sobre o mercado financeiro.
Leituras recomendadas:
Quais São As Vantagens De Investir No Mercado De Opções?