Investir nos Estados Unidos ou No Brasil? Saiba Qual É A Melhor Opção!

Investir nos Estados Unidos ou No Brasil? Saiba Qual É A Melhor Opção!

Vale mais a pena investir nos Estados Unidos ou no Brasil? Essa é uma pergunta que muitas pessoas me fazem e se você nos acompanha por aqui, já deve saber minha resposta.

Guia Do Iniciante em Opções

Como sair do zero e dar seus primeiros passos no mercado de opções

O Brasil é um país extremamente forte na renda fixa, por exemplo, ao passo que os Estados Unidos é um mercado com mais liquidez e muita possibilidade para operar com opções. Isso não significa, no entanto, que não há diversas outras oportunidades rentáveis nos dois países. Pelo contrário… em relação ao mercado de opções, o Brasil também oferece grandes oportunidades para investimento.

Dessa forma, cada mercado financeiro tem suas particularidades e, portanto, oferecem diferentes oportunidades. Por isso, o ideal é diversificar seu portfólio com base no seu objetivo e perfil de investidor.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

A importância de diversificar a carteira

Inicialmente, é importante entender por que tocar no Investir nos Estados Unidos. Isso é necessário para que você possa diversificar a sua carteira. Lembra-se daquele velho ditado: “nunca coloque todos os ovos em uma única cesta”? Afinal, se ela cair, todos eles poderão ser perdidos.

Com o mercado financeiro, funciona basicamente da mesma forma, porém, os ovos do ditado representam o seu dinheiro. Se você colocar todo o seu capital em um único ativo e ele perder o seu valor de mercado, todo o seu patrimônio será comprometido.

Por mais que pareça óbvio, muitas pessoas ainda insistem em deixar todo o capital ou grande parte dele alocado em um único fundo de investimentos ou em uma ação de uma empresa, correndo grandes riscos de perder tudo.

Ao diversificar, os seus riscos são fracionados e, caso algum ativo venha a perder valor eventualmente, outros podem gerar resultados positivos. Assim, é mais fácil manter a sua carteira estável, evitando grandes perdas. 

Além disso, a diversificação de investimentos também é importante para proporcionar rentabilidades diferenciadas, potencializando o resultado de suas aplicações.

A relevância dos investimentos no exterior

Além da questão da diversificação de investimentos, aplicar o seu dinheiro no exterior é importante para proteger a sua carteira. Existe um procedimento denominado de Hedge, feito por muitos investidores experientes e, até mesmo, por alguns iniciantes.

Esse tipo de operação tem por objetivo aportar uma quantia do capital em ativos mais sólidos que dificilmente sofrem com eventuais crises no mercado, como alguns commodities e uma moeda estrangeira, como o dólar.

Como Gerar Renda Semanal em Dólar

Condição especial de lançamento do Opções e Oportunidades USA

Como o Brasil é um país que passa por instabilidades no mercado financeiro com muita frequência, os ativos estrangeiros figuram como uma excelente opção para fazer esse procedimento de Hedge. Investir em empresas americanas mais sólidas, por exemplo, pode ser uma opção para proteger o seu capital.

Como investir nos Estados Unidos?

Aplicar seu dinheiro em ativos de outros países pode ser mais seguro, devido ao fato de a economia brasileira ainda passar por algumas instabilidades, e também nos traz mais oportunidades. 

Entretanto, abrir uma conta em uma corretora de outro país, enviar dinheiro para lá e estudar sobre um mercado totalmente diferente do nosso pode ser muito complicado, o que faz muitas pessoas desistirem.

Felizmente, existem meios de fazer isso com mais facilidade. As corretoras low cost, por exemplo, permitem que investidores pessoa física operem por um custo bem menor e com menos burocracia.

Se quer saber mais sobre investir nos Estados Unidos e abrir uma conta lá, sugiro que assista ao vídeo a seguir, em que explico passa a passo como abrir a conta na Tastywork, uma das maiores corretoras low cost do mercado, e enviar dinheiro para o exterior:

Leia também: Bolsa Americana: Veja Como Investir Em Dólar

Além disso, você também pode investir em ativos internacionais sem precisar sair do país ou ter que enviar dinheiro para fora. 

Investindo nos Estados Unidos por meio do mercado nacional

Agora que você entendeu a importância da diversificação, mostraremos como é possível investir nos Estados Unidos por meio do mercado brasileiro. Para tanto, apresentaremos alguns instrumentos financeiros que podem levar os investidores até esses ativos sem que seja necessário abrir contas em corretoras e enviar recursos para o exterior.

Fundos de investimentos

Uma alternativa é encontrar fundos de investimento que fazem aplicações em ativos estrangeiros. Essa é considerada a forma mais simples de ter acesso à rentabilidade de ativos comercializados no exterior.

Existem os fundos de ações, fundos cambiais e vários outros que podem te ajudar nesse sentido.

Brazilian Depositary Receipts (BDR)

Já falamos de BDRs outras vezes por aqui. Com os BDRs, o investidor não compra ações da empresa estrangeira em si, mas, sim, títulos que as representam em território nacional.

As ações que estão atreladas a esse certificado, de fato, existem na Bolsa de Valores de origem, entretanto, elas ficam depositadas e bloqueadas por um custodiante e quem garante que isso acontece é a instituição que figura como depositária e que emite o BDR no mercado brasileiro.

Exchange Traded Funds (ETF) 

Por meio de alguns ETFs negociados na B3, conseguimos nos expor de forma fidedigna a índices dos Estados Unidos, como é o caso do IVVB11 – fundo que replica o S&P 500. 

É como se você investisse em todas as ações daquele indíce de uma só vez, sem precisar investir em cada uma individualmente.

Isso porque estes fundos replicam os movimentos da carteira atrelada ao seu desempenho no exterior. 

Leia também: 3 formas para investir em dólar

Com todas essas informações, você já pode iniciar as suas aplicações em ativos do exterior, saindo ou não do mercado brasileiro, protegendo o seu capital e extraindo excelentes rentabilidades.

Entretanto, mais importante que fazer Hedge da sua carteira é contar com o apoio de um profissional especializado no assunto. Dessa forma, ele o orientará sobre os melhores ativos estrangeiros para compor a sua carteira, bem como acerca das formas de ter acesso a eles.

Além de ser um profissional qualificado, a pessoa que vai orientá-lo frente a esse mercado também precisa ser certificada e habilitada pelos órgãos competentes. Essa regulamentação é fundamental porque nem todo mundo pode oferecer orientações de compra e venda de ativos. Existem alguns procedimentos para que um profissional possa exercer essa atividade.

Na Invius, nós temos a Mentoria Opções Experience, que te ensina do zero a investir nos Estados Unidos e gerar renda semanal em dólar com acompanhamento dos melhores profissionais do mercado de opções.

QUERO CONHECER O MENTORIA OPÇÕES EXPERIENCE

Aulas sobre o Mercado de Opções

Você pode se interessar

Como aumentar sua renda passiva com dividendos

Você sabia que é possível aumentar a renda passiva através dos dividendos, sem precisar fazer novos…

Banco do Brasil: será que ainda vale a pena?

Será que ainda vale a pena investir em Banco do Brasil? Em meados de 2021 e…

Empresas de dividendos ou de crescimento: em qual investir?

É melhor investir em empresas que sejam pagadoras de dividendos ou empresas de crescimento? Essa é…