Como se preparar para 2023 e ganhar dinheiro com opções

Um dos maiores desejos dos investidores é ter a tão sonhada independência financeira. Viver de renda, não precisar trabalhar, e deixar o dinheiro trabalhando para você, ao invés do contrário, parece uma ótima ideia, não?

Guia Do Iniciante em Opções

Como sair do zero e dar seus primeiros passos no mercado de opções

E hoje eu vim te contar que isso pode estar mais próximo do que você imagina! É possível viver de renda no longo prazo começando a investir aos poucos hoje. No vídeo a seguir, eu te mostro como fazer isso em apenas três passos:

Não vou mentir para você, não é algo fácil, mas o que melhor que um novo ano, que acaba de se iniciar, para dar os primeiros passos em busca da sua aposentadoria. 

Estruturar a carteira de investimentos

O primeiro passo é estruturar seus investimentos macro, ou seja, definir como estará a disposição de seus investimentos na sua carteira.

Para isso, é importante ter em mente os dois principais pontos para navegar no mercado financeiro: definir seus objetivos e diversificar o portfólio.

A maioria dos investidores não têm esses pontos bem definidos, e o meu objetivo aqui é te ajudar com isso. Na Invius, trabalhamos com uma estrutura que chamamos de Técnica REOP, que se configura em três pilares: 

  • Reserva de Emergencia – montante reservado para você poder usar quando tiver alguma necessidade, alocado em algum investimento que tenha rendimento e liquidez diária.
  • Reserva de Oportunidades – dinheiro destinado para aproveitar oportunidades pontuais do mercado. 
  • Renda Passiva –  investimentos que rentabilizam e te dão mais dinheiro sem precisar de manutenção ativa

Essa técnica se trata de uma estratégia de estruturação do patrimônio para te ajudar a gerir o capital, diminuindo os riscos e te dando bons resultados. E com isso, seu portfólio estará mais preparado para enfrentar o cenário à frente.

Montar um funil de estratégias

O segundo passo para aumentar as chances de um ano de sucesso nos investimentos é montar o que chamo de funil de renda, ou seja, as estratégias que vão ser a base para você atingir o melhor resultado. 

Para isso, você precisa se perguntar: como posso alocar minhas estratégias de forma que eu consiga gerar uma renda recorrente?

Cada pessoa vai ter uma afinidade com certo tipo de estratégia, então é importante entender seu perfil de investidor.

Quando iniciei nesse mercado, percebi que conforme algumas operações não davam certo, eu perdia o único capital que eu tinha e acabava ficando sem dinheiro para executar novas operações.

Por isso, ao invés de trabalhar com meu caixa, eu comecei a trabalhar com fluxo de caixa, colocando meu dinheiro em ativos, empresas ou títulos que me davam renda passiva – portanto, geravam um fluxo de caixa – e somente essa renda ganha que eu investia em operações mais arriscadas.

Isso significa que eu não matava minha vaca leiteira – isto é, aquilo que me dá rendimentos – mesmo se as operações dessem errado. Nesses casos, eu somente perderia o “leite”. 

Recomendado para você

Tem um capital investido de mais de R$500 mil ou uma capacidade de aporte mensal de R$10 mil?

Agende uma sessão individual de consultoria comigo e entenda se o seu portfólio de investimentos está operando no seu maior potencial.

AGENDAR SESSÃO

Ou seja, se a operação der errado, eu não perco meu capital inicial, somente o fluxo que ganho, logo, minha vaca leiteira continua dando leite.

Isso muda completamente sua vida financeira e seus resultados, porque você usa o dinheiro que o próprio mercado te deu para financiar seus riscos, e não seu capital próprio.

Para isso, é possível usar o mercado de opções a fim de gerar esse fluxo de caixa. Inclusive, às vezes, esse capital rende muito mais, se alocado em estratégias mais agressivas (e com mais riscos).

E é nesse ponto que entra o último passo desse artigo:

Diminuir o risco e aumentar o retorno potencial

Com opções, é possível diminuir o risco e aumentar o retorno financeiro de suas operações.

Isso porque podemos dividir o mercado financeiro em três classes de estratégias: renda, direcional, e volatilidade.

As estratégias de renda são as que têm uma probabilidade de renda permanente baixa, como o lançamento sintético, o lançamento coberto, e o wheel strategy.

Essa é a primeira camada do método sistema diamante, que desenvolvi em 2018 após vários anos trabalhando com o mercado financeiro. 

A partir disso, geramos todo o fluxo de caixa que falamos mais acima. Com essa renda gerada, eu monto estratégias direcionais especulativas, como travas, e estratégias de volatilidade, como o Iron Condor, o straddle, e o spread de calendário. Assim, maximizando o potencial de retorno, sem correr riscos desnecessários.  

Esses três pilares constituem o Sistema Diamante, metodologia exclusiva da Invius. Em nossa tutoria temos diversos materiais que te ajudam a dar o pontapé inicial na sua jornada financeira com opções.

QUERO CONHECER O SISTEMA DIAMANTE

Aulas sobre o Mercado de Opções

Você pode se interessar

Como aumentar sua renda passiva com dividendos

Você sabia que é possível aumentar a renda passiva através dos dividendos, sem precisar fazer novos…

Banco do Brasil: será que ainda vale a pena?

Será que ainda vale a pena investir em Banco do Brasil? Em meados de 2021 e…

Empresas de dividendos ou de crescimento: em qual investir?

É melhor investir em empresas que sejam pagadoras de dividendos ou empresas de crescimento? Essa é…