5 dicas para começar a operar com opções
Sabemos que operar no mercado de opções pode ser muito difícil mesmo para quem já entende de investimentos. Por isso, separamos 5 dicas para quem quer começar a operar com opções.
Guia Do Iniciante em Opções
Se você quer iniciar sua jornada por esse mundo que menos de 1% do investidor pessoa física do Brasil conhece, também pode conferir as dicas no vídeo a seguir, que disponibilizei em meu canal no YouTube:
1 – Reservar capital específico para opções
Separar uma quantia é fundamental para quem deseja operar opções. Em qualquer investimento que envolve riscos, o ideal é você nunca aportar um dinheiro que vá te fazer falta no futuro.
Por isso, antes de entrar no mercado financeiro, lembre-se sempre de organizar suas finanças, e estruturar seu capital para não acabar saindo em um prejuízo irreversível.
Na Invius, desenvolvemos a técnica REOP, uma estratégia de estruturação do patrimônio para te ajudar a gerir seu capital com mais assertividade.
Com ela, o capital é separado em três pontos: Reserva de Emergência, Reserva de Oportunidade e Renda Passiva.
O valor destinado à reserva de emergência é aquele que é destinado a eventuais gastos pessoais que você pode vir a ter em algum momento da sua vida. Portanto, não mexa nesse capital para fazer investimentos arriscados.
Tem um capital investido de mais de R$500 mil ou uma capacidade de aporte mensal de R$10 mil?
Agende uma sessão individual de consultoria comigo e entenda se o seu portfólio de investimentos está operando no seu maior potencial.
AGENDAR SESSÃOJá a reserva de oportunidades é um capital separado para aproveitar oportunidades mais pontuais do mercado e não deixar passar o momento de fazer um bom investimento por não ter dinheiro em conta.
Por último, a renda passiva é o dinheiro que o próprio mercado te dá e, com ele, você poderá fazer investimentos mais arriscados.
Assim, é possível ter uma boa diversificação da carteira, e é mais fácil mitigar os riscos de perda e diminuir a variância para não perder todo o dinheiro em algum investimento que dê errado.
2 – Investir em conhecimento sobre o mercado de opções
Antes de montar qualquer operação, você precisa saber o que está fazendo. Aprender quais os riscos das suas operações é extremamente importante para ter sucesso no mercado de opções.
Você precisa saber o que é uma CALL e uma PUT, precisa entender a diferença entre comprar e vender tanto CALL, quanto PUTs; saber o que é uma venda descoberta, ou para que funciona cada estratégia, quais os riscos, os ganhos máximos, e muitos outros fatores.
Mas fique tranquilo, o mercado de opções não é difícil, ele só é cheio de informações.
Caso tenha interesse, temos alguns cursos que podem te ajudar a aprender mais sobre o mercado de opções. Veja aqui.
Leia também: Mercado De Opções: O Que Você Precisa Saber Para Começar
3 – Praticar
Conhecimento é importante, mas é a prática que te leva ao aperfeiçoamento. Por isso, dar o primeiro passo é a terceira dica de hoje.
Uma dica que gosto de compartilhar com quem está iniciando é: opere com lotes mínimos até ganhar experiência com o mercado, assim, fica mais fácil de aprender os conceitos e entender como funciona.
4 – Diversificar desde o início
Nunca coloque todo o seu dinheiro em um só lugar, esse é um erro muito comum das pessoas que estão começando no mercado.
Mesmo que você tenha usado a técnica REOP e tenha organizado seu capital, o montante reservado para investir não deve ir para um único investimento, é de extrema importância diversificar sua carteira.
Quando você não diversifica, você aumenta a ineficiência da carteira, você até pode ter altos retornos, mas também correrá altos riscos.
Isso é muito tratado por Harry Markowitz como o conceito de Fronteira Eficiente – teoria de risco da carteira que diz que o melhor é buscar o maior nível de retorno com o menor risco possível.
Em uma carteira de investimentos, só é possível fazer isso a partir da diversificação.
5 – NÃO especular
As pessoas gostam de buscar a maneira mais rápida de ganhar dinheiro. Nesse sentido, a especulação é um caminho que parece interessante.
Podemos entender a especulação como uma forma de operar no mercado a partir de suposições, como se apostássemos em qual será o próximo movimento do mercado.
No entanto, o mercado é volátil, ele varia todos os dias e não há como prever com certeza para onde o mercado vai. Então, pode acontecer de você fazer uma operação especulada com opções que estão OTM (fora do dinheiro) e, portanto, parecem ter poucas chances de serem exercidas, mas acontecer de o mercado mudar de lado e você acabar perdendo muito dinheiro.
Mas não me entenda mal, especular não é errado, desde que você não faça com seu dinheiro, mas sim com o dinheiro que o mercado te dá – a famosa renda passiva. Isso é o que fazemos no Sistema Diamante, veja só:
O sistema diamante
Com essa metodologia, montamos estruturas de renda em que o mercado nos dá caixa e, em seguida, utilizamos parte desse caixa para montar operações que especulam a movimentação do mercado. Assim, não corremos o risco de perder nosso capital inicial.
Particularmente, gosto de utilizar modelos estatísticos para fazer esse tipo de condição através de métodos de probabilidade, não olhando coisas subjetivas e sim números objetivos.
Portanto lembre-se, a matemática pode ser um ótimo aliado das suas operações.
E se quiser conhecer a tutoria do Sistema Diamante, abrimos uma nova turma com condições imperdíveis.
QUERO CONHECER O SISTEMA DIAMANTE
Agora que já tem as principais dicas para iniciar o investimento no mercado de opções, o que está esperando para começar? Mas lembre-se, a melhor lição que você pode aprender enquanto investidor é que erros serão cometidos, o importante é aprender com eles.
Gostou do texto? Temos diversos outros materiais como esse no site.
Leituras recomendadas:
Derivativos: O Que São E Como Ganhar Dinheiro Com Derivativos Na Bolsa De Valores
O Que Não Te Contaram Sobre O Mercado De Opções