Mercado de opções: o que você precisa saber para começar

Mercado de opções: o que você precisa saber para começar

O mercado financeiro possui diversas particularidades e modalidades para que o investidor aporte seu capital de forma rentável, no entanto, muitas pessoas acabam trabalhando somente aquelas modalidades mais óbvias.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para tratar a fundo o mercado de opções, um segmento da renda variável onde é possível, não só gerar renda recorrente, como proteger a sua carteira de investimentos. 

Se você ainda é um iniciante, fique tranquilo. Considere este artigo o “Módulo 0” das opções, onde encontrará tudo que deve entender para iniciar sua jornada sabendo como esse mercado funciona, e como é possível ganhar dinheiro com ele. Vamos lá?

O que é o mercado de opções?

O mercado de opções, também chamado de derivativos, é um tipo de mercado onde os itens negociados derivam de outros ativos. É negociado na bolsa de valores na forma de contratos. Veja os tipos

Contrato de opção de compra

O contrato de opção de compra dá o direito de comprar um determinado ativo por um determinado preço e data. Pode ser utilizado para realizar a compra de ações de uma determinada empresa com preços descontados e lucrar com sua valorização. 

Vale lembrar que o contrato pode ser exercido ou não, ou seja, a compra pode ser concretizada ou não até a data de vencimento. Após o contrato vencer ele não terá mais nenhuma utilidade.

Contrato de opção de venda

O contrato de opção de venda dá ao investidor o direito de vender um determinado ativo por um determinado preço e data. Assim como o contrato de compra, o contrato de venda só pode ser exercido até a data de seu vencimento.

Para que servem as opções?

Os contratos de opções são negociados na bolsa de valores assim como as ações, no entanto, seu valor é bastante inferior.

O valor das opções é baixo, no entanto, com a oscilação do valor das ações, seu valor também oscila, positivamente ou negativamente. Então, se você comprar essa opção por R$0,30 em seu home broker e a ação da Petrobras disparar, o valor dessa opção também pode disparar. Muitas pessoas especulam a fim de ganhar nessas variações, no entanto, esta não é a única forma de ganhar com as opções e nem a mais lucrativa. Falaremos sobre nos próximos parágrafos. 

Por exemplo, se você inserir no seu home broker “PETRA28”, verá uma opção de compra da Petrobrás a 28 reais que vence no mês de janeiro, pois “PETR” é uma referência a Petrobras, “A” ao mês de janeiro e “28” ao strike, ou seja, valor do exercício. 

Da mesma forma, caso insira PETRM28, lembrando dos significados de “PETR” (Petrobras), da letra “M” que no caso das opções de venda representa o mês de janeiro, e “28” que é o valor do exercício. Nesse caso, se você comprar essa opção e o mercado despencar, desvalorizando o preço da ação, o preço da opção irá valorizar.

Os indicadores de referência ao mês de vencimento nas opções de compra, também chamadas de call, vão do “a” ao “l” (são 12 letras para 12 meses), já nas opções de venda, as chamadas PUTs, os esses indicadores do mês de vencimento vão do “m” ao “x”.

A compra das opções para especulação, como dito anteriormente, não é a única forma de utilizar o mercado de opções, outra forma de atuar é usar as opções de venda para proteger um ativo que foi comprado. 

Imagine que, ao comprar a Petrobrás por 28 reais, um investidor também adquira a PETRN28 com strike em 28 reais. Caso a ação da Petrobras caia para 10 reais, é possível garantir o direito de vendê-la pelos mesmos 28 reais. Dessa forma, conseguimos proteger o ativo contra essa movimentação. 

O mercado de opções tem como função original a proteção, no entanto, por seus ativos serem negociados na Bolsa de Valores muitas pessoas confundem e os tratam como uma ação. Por isso, é muito importante atentar-se aos códigos, compradores e vendedores na bolsa de valores para não confundí-los com ações. 

Como ganhar dinheiro no mercado de opções?

Um dos métodos para ganhar dinheiro no mercado de opções é comprar opções e esperar a sua valorização, entretanto, essa é considerada a forma mais fácil de perder dinheiro nesse mercado.

Com isso em mente, existem algumas formas de trabalhar com o mercado de opções, veja abaixo: 

Estratégias de renda

As estratégias de renda são aquelas onde através de um ativo do mercado de opções geramos um fluxo de caixa recorrente e independente da movimentação do mercado. 

Uma condição interessante é que quando você começa a misturar uma opção com mais ativos, é possível montar operações estruturadas. Através dessas operações conseguimos montar as estratégias de renda direcionais e de volatilidade. 

No caso da estratégia de volatilidade, por exemplo, é possível montar a estratégia sem se importar se o mercado está subindo ou não, pois se a volatilidade sobe ou cai abruptamente é possível ganhar com o Strangle e Straddle. 

Nas estratégias direcionais citadas anteriormente, a compra de ações em busca da valorização é um exemplo clássico. Dessa forma, a estrutura de operações irá buscar aproveitar as movimentações de alta que podem ocorrer.

Veja abaixo a opinião de Leo Dutra, analista de investimentos da Invius e especialista no mercado de opções, sobre as estratégias de volatilidade e direcional: “particularmente não aporto tanto nessas estratégias, eu utilizo um sistema para gerar um fluxo de caixa, e com esse caixa vou montando outros tipos de estratégias. Mas essas duas estratégias de volatilidade e  direcionais podem ser utilizadas como proteção, tanto para proteger minha carteira de investimentos, como para proteger as minhas estratégias de renda que são a minha base do Sistema Diamante”.

O Sistema Diamante consiste em montar uma estrutura de renda, gerar caixa e através dele montar estruturas de volatilidade direcionais para a proteção do ativo.

Como começar no mercado de opções?

A primeira coisa que deve ser feita é a estruturação do seu capital, considerando três pilares: 

Reserva de emergência

A reserva de emergência é montada através da aplicação de seu capital em ativos de liquidez diária e baixo risco (Tesouro SELIC, CDB de liquidez diária) para caso haja uma emergência você possa resgatá-lo. Faz parte da estratégia de proteção do capital.

 

reserva de emergência

 

Reserva de oportunidade

A reserva de oportunidades é o capital direcionado para quando surgirem as oportunidades do mercado. Este capital pode ser girado no mercado de opções com estratégias de renda seguindo o fluxo do Sistema Diamante.

Renda passiva

A renda passiva são as ações compradas para ganhar dinheiro no longo prazo. Com essas ações você estará ganhando tanto na distribuição de dividendos quanto com a valorização da empresa. 

Essas ações são compradas nas quedas de valorização da empresa, durante a qual temos a possibilidade de comprar boas empresas por bons preços. 

Abra sua conta em uma corretora

Antes de iniciar a sua jornada no mercado de opções é imprescindível que você abra uma conta em uma corretora, pois não é possível comprar ou vender uma opção diretamente da B3 (bolsa de valores), dessa forma, precisará de uma plataforma que possua um sistema mais robusto para montar suas estratégias com opções. 

Para Leo Dutra, é recomendável operar pela XP Investimentos, pois é uma corretora que garante um sistema de risco robusto, que envolve as mais complexas estratégias de calendário. 

Monte suas estratégias

Após ter a sua conta, basta traçar as estratégias que você irá rodar com o mercado de opções. É interessante começar com as estratégias de renda. A estratégia de renda considerada mais simples e muito eficiente é o Lançamento Coberto/Lançamento Sintético.

Comece a operar no mercado de opções

O mercado de opções é um mercado que possui muita informação e exige demanda, persistência e resiliência. Por ser um pouco mais complexo acaba espantando algumas pessoas, pois muitas vezes não querem estudar tanto ou não possuem persistência. A chave para ter sucesso ao operar opções é dedicação.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a compreender melhor sobre investimentos e como começar a investir na bolsa de valores. Confira outros artigos em nosso site e fique por dentro de mais conteúdos como esse que irão te ajudar a organizar seus investimentos!

Aulas sobre o Mercado de Opções

Como fazer análise dos gráficos para operar opções

Nesta aula gratuita vou te explicar analisar gráficos para operar opções e como funciona o comportamento…

Como multiplicar os dividendos das suas ações

Vou te ensinar como utilizar o mercado de opções para multiplicar os dividendos das suas ações

Como usar estatística para operar opções

Tenha alta taxa de acerto com ganhos expressivos. Nesta aula você vai entender como usar estatística…

Você pode se interessar

TSM: Como ele fez mais de US$ 8 mil com esse ativo

No final do ano passado, comecei a trabalhar com as ações da TSM com os meus…

Como usar opções para comprar ações a custos menores

Você sabia que é possível utilizar as opções para comprar ações por um preço menor? E…

PRIO3: a empresa que tem dado mais de 2% ao mês

A PRIO3 (PetroRio), é uma empresa com a qual temos trabalhado bastante no nosso canal de…