Operações direcionais: como usar a estatística para ter ganhos exponenciais?

Você sabia que é possível fazer operações direcionais de ganhos verdadeiramente exponenciais usando estatística e matemática?

Guia Do Iniciante em Opções

Como sair do zero e dar seus primeiros passos no mercado de opções

Bem… é assim que fazemos na Invius.

Eu ouço muita gente achando que o mercado de opções é trabalhar com apostas, mas não é exatamente assim. Neste artigo, eu vou te explicar como também usamos a matemática para montar operações neste mercado pouco compreendido afora.

É claro que existem operações que usam a especulação e o achismo, mas isso também pode acontecer em qualquer tipo de investimento, especialmente se estivermos falando do mercado acionário.

No entanto, grandes mesas de derivativos usam cálculos estatísticos para entender o movimento do mercado e conseguir trabalhar com o mercado de opções de forma mais assertiva e com menos subjetividade.

Operações direcionais com estatística

As operações direcionais são aquelas que analisamos a movimentação do mercado, seja para cima ou para baixo, e ganhamos se acertarmos o lado.

Nessas estratégias direcionais, é possível montar operações especulativas ou de proteção de capital. E quando colocamos a matemática para jogar a nosso favor, conseguimos pegar alta taxa de acerto com possibilidade de ganhos exponenciais.

A ideia é trabalhar com regiões de baixa probabilidade e explorar a direção que o mercado tende a seguir, baseados em estatísticas e níveis de preço.

São dois passos para trabalhar estratégias com operações estatísticas:

  • O primeiro é montar a planilha de preço,
  • O segundo é escolher qual estratégia trabalhar em cima desses níveis de preço.

Planilha de preço

Antes de mais nada, temos que entender o que é o desvio padrão. 

Sabemos que o mercado não vai em linha reta, todos os ativos têm oscilações – o que chamamos de volatilidade – e o desvio padrão é aquilo que mede a volatilidade.

Para montar a planilha de preços, basicamente, pegamos a média desses desvios que aconteceram ao longo das oscilações em um período de tempo.

Existe todo um cálculo por trás disso, mas a ideia de forma simplificada é a seguinte: se eu tenho um ativo X que me dá 2% ao mês, em média, cujo desvio padrão é de 3% (para cima ou para baixo), então, estatisticamente falando, aquele ativo pode variar de -1% a 5% em um mês, no geral.

Dessa forma, essa é a média de quanto o ativo desvia desse retorno médio, e a volatilidade é justamente isso: às vezes determinado ativo teve 40% de retorno no mês, mas o desvio foi de 100%, portanto, esse ativo foi extremamente volátil.

Vários estudos apontam que o mercado trabalha em uma condição de distribuição normal padrão no longo prazo. O próprio método do black-scholes considera que o mercado trabalha nessa condição:

Ou seja, o gráfico acima mostra que, na maior parte do tempo, os ativos costumam ficar em uma região média (). Além disso, há um cálculo com 68% de chance dele ficar entre 1 desvio padrão (de alta ou de baixa), 95% de chance de ficar entre 2 desvios padrões e 99,7% entre 3.

Escolhendo a estratégia

O grande destaque de trabalhar com estatística é justamente aproveitar as oscilações do mercado com essas movimentações mais tendenciosas.

Por exemplo, se o mercado cair demais e chegar em uma região de 1 desvio padrão – a qual o cálculo me sugere que tem 15,87% de chance daquele ativo ficar nesse preço ou abaixo disso -, eu consigo montar uma posição usando a estatística e a volatilidade a meu favor.

Se o mercado subir demais e está na região de 1 desvio padrão de alta – ou seja, com 15,87% de chance de ficar nesse nível ou acima disso – então, naturalmente, o mercado vem corrigindo e a tendência é que ele fique mais tempo nessa região da média. 

Portanto, você consegue trabalhar em cima desses níveis em que tem baixa probabilidade do preço ficar, porque se o mercado cair muito, por exemplo, e assumir níveis de baixa probabilidade, você consegue montar uma posição de alta, com a possibilidade de ter ganhos exponenciais.

Da mesma forma, se o mercado subir demais, eu monto uma operação para ganhar uma movimentação de queda.

Faz sentido? 

Assim, você pode definir as estratégias que mais fazem sentido para você e para seu portfólio a partir dessas direções que o mercado está apontando.

Leia também: Principais Estratégias Para Ganhar Dinheiro No Mercado De Opções

Recomendado para você

Tem um capital investido de mais de R$500 mil ou uma capacidade de aporte mensal de R$10 mil?

Agende uma sessão individual de consultoria comigo e entenda se o seu portfólio de investimentos está operando no seu maior potencial.

AGENDAR SESSÃO

Aulas sobre o Mercado de Opções

Você pode se interessar

Como aumentar sua renda passiva com dividendos

Você sabia que é possível aumentar a renda passiva através dos dividendos, sem precisar fazer novos…

Banco do Brasil: será que ainda vale a pena?

Será que ainda vale a pena investir em Banco do Brasil? Em meados de 2021 e…

Empresas de dividendos ou de crescimento: em qual investir?

É melhor investir em empresas que sejam pagadoras de dividendos ou empresas de crescimento? Essa é…