Lucas Vargas: desafios da Nomad e do dólar em 2023

No episódio de estreia da segunda temporada do At The Money, Leo Dutra e Jehniffer Santana recebem Lucas Vargas para um bate-papo sobre dólar, conta bancária nos Estados Unidos e, é claro, os desafios que o CEO da Nomad enfrentou para o crescimento da fintech.

Quem é Lucas Vargas?

Com mais de 10 anos de experiência, Lucas atua com o crescimento de negócios de tecnologia e inovação, tendo passagem pelo Groupon e Viva Real.

Guia Do Iniciante em Opções

Como sair do zero e dar seus primeiros passos no mercado de opções

Lucas Vargas ficou ainda mais conhecido no mercado quando liderou o processo de aquisição do Grupo ZAP pela OLX, que acabou se tornando a 2ª maior transação de venda do ecossistema de startups brasileiro.

Membro do conselho da GetNinjas e MPD Engenharia, atualmente também é CEO da Nomad, uma fintech que tem o objetivo de facilitar transações internacionais proporcionando ao cliente uma conta global para viajar, comprar e investir em dólar.

Se interessou? Confira o episódio completo do At The Money aqui:

Conheça a Nomad

Fundada em 2019, a Nomad é uma fintech brasileira que oferece uma “forma simples de o brasileiro mandar seu dinheiro em reais e alimentar sua conta em dólares”.

Lucas Vargas explica que apesar de ser uma instituição financeira, a Nomad não leva o título de banco, ainda assim, oferece legalmente uma solução integrada que facilita a vida dos brasileiros que querem viajar para os Estados Unidos, abrir uma conta no país norte-americano, ou investir nas bolsas de lá.

Para isso, a startup atua em 3 principais frentes:

  • Corretora nos Estados Unidos 
  • Remessa Internacional
  • Conta Bancária nos EUA – essa frente já vem associada a um cartão virtual, porém também é possível solicitar o cartão físico diretamente pelo app. 

Ah, e se quiser abrir sua conta, usando meu código de convidado STJ4WRGRQC até dia 28/02/23, você ganha 100% de desconto na taxa de serviço na primeira conversão de reais para dólares pelo app de até US$1,000 para comprar o dólar mais barato do Brasil!

QUERO ABRIR CONTA NA NOMAD

O dólar em 2023 vai ser uma boa opção para investimento?

Segundo o CEO da Nomad, é preciso olhar o contexto macroeconômico antes de responder essa pergunta.

Na macroeconomia, o mundo ainda vê o conflito Rússia e Ucrânia acontecer com certa incerteza; a possibilidade de deflação continua afetando a Europa, e os Estados Unidos seguem sem perspectivas de que a taxa de juros se estabilize em 2023. 

Além disso, a China se mostra outra grande variável que impacta as reservas internacionais e o câmbio. Por fim, temos o Brasil com uma perspectiva positiva do ciclo de commodities, apesar de ser uma “caixinha de surpresas”.

Recomendado para você

Como multiplicar seus dividendos por 4x ou mais, gastando menos que 5 minutos por mês

✅ Mesmo que suas ações não estejam pagando dividendos

✅ Mesmo com suas ações caindo

✅ Mesmo que tenha pouco dinheiro para começar

Quero Saber Mais

Dessa forma, avaliamos diversos fatores que, no curto prazo, puxam o preço do dólar tanto para cima quanto para baixo, ou seja, essa história deve continuar muito volátil.

Pensando no longo prazo, no entanto, Lucas acredita que pelo o menos uma parte de seu patrimônio precisa estar alocada em uma moeda forte.

Mesmo que o país esteja passando por um momento complicado na economia, o PIB americano é mais de 20 vezes maior do que o brasileiro, então ainda que cresça pouco nos próximos balanços, o Brasil tem que crescer muito para o crescimento nominal equalizar – o que é muito improvável de acontecer. 

Por isso, embora o mercado esteja passando por esses níveis de volatilidade nunca antes visto, para Vargas, faz sentido continuar sendo mais pró-dólar – pensando no longo prazo.

Desafios para o crescimento da Nomad

Lucas comenta que um dos maiores desafios para escalar a empresa foi o desenvolvimento de pessoas.

Explicando a importância de se ter um time que sabe o que está fazendo, Vargas deixa claro que você não precisa saber tudo – ele mesmo não tinha muitos dos conhecimentos técnicos que precisava para alguns cargos das equipes que liderou – mas é necessário ter pessoas em seu time que são especialistas em cada coisa e, mais do que isso, é preciso ter confiança nessas pessoas.

Uma das dicas para o sucesso é sempre buscar pessoas que são melhores que você para fazer parte de sua equipe.

Crescimento das fintechs no Brasil

Questionamos como aconteceu a venda do Grupo ZAP para a OLX por R$2.9 bilhões em 2020, que determinou a segunda maior transações de venda do Brasil.

“Me parece que é um processo natural de crescimento do Brasil e da América Latina como um todo na adoção da tecnologia”, respondeu Lucas.

Como Gerar Renda Semanal em Dólar

Condição especial de lançamento do Opções e Oportunidades USA

Segundo ele, há muito espaço para outras startups criarem novas referências, então a expectativa é que cada vez mais surjam players mais robustos no mercado. Com essas novas fintechs deixando seus legados, o ecossistema se retroalimenta e cria mais condições para que outras empresas venham e construam em cima disso. 

Dessa forma, a adoção de tecnologia em diferentes setores se encaminha para um processo de crescimento.

“Super feliz do que a gente fez, mas tenho certeza que hoje já existem outros grandes modelos de referência mais fortes e mais impactantes”, concluiu.

E você… o que acha?

Deixe lá nos comentários! Se quiser acompanhar as edições futuras do podcast, clique aqui e inscreva-se agora. Todo domingo, às 19h em ponto, tem edição nova – e durante a semana, os cortes com os melhores momentos de cada edição.


Sobre o At The Money

Investimentos, empreendedorismo e a história das pessoas que estão, de fato, no dinheiro. 

O At The Money é o podcast da Invius Research apresentado pelos fundadores Leo Dutra e Jehniffer Santana. Nele, trazemos convidados de várias áreas diferentes, mas com ideias de alto valor para serem compartilhadas.

QUERO ACOMPANHAR O AT THE MONEY


Leituras recomendadas:

3 Formas Para Investir Em Dólar

Operar Opções Nos Estados Unidos É Caro?

Investir Nos Estados Unidos Ou No Brasil? Saiba Qual É A Melhor Opção!

Aulas sobre o Mercado de Opções

Você pode se interessar

Ações nos EUA: Como encontrar as melhores empresas para investir

Estamos entrando no segundo semestre de 2024 e, se tem uma coisa que todo investidor percebeu,…

Como usar a compra de CALL para ter ganhos exponenciais

Nós falamos bastante sobre estratégias como venda de PUT ou venda de CALL para rentabilizar a…

BABA: a ação que está pagando 2,07% por semana na venda de PUT

Um dos ativos que temos trabalhado bastante no mercado americano é o BABA, da empresa Alibaba.…