Louise Barsi: posso ficar bilionário com dividendos?

Dividendos, dividendos sintéticos, tributação de dividendos… O novo episódio do podcast At The Money mostra tudo o que você precisa saber sobre gerar renda passiva, com Louise Barsi.

No papo com Leo Dutra e Jehniffer Santana, conheça as estratégias da especialista do mercado de capitais para ganhar dinheiro com ações e opções.

Quem é Louise Barsi?

Analista com certificação CNPI e especialista no mercado de capitais, Louise Barsi é um dos nomes listados na Forbes Under 30 – lista emitida pela revista Forbes que destaca grandes revolucionários e transformadores no mundo com até 30 anos de idade.

Uma das maiores investidoras da B3, Louise é sócia-fundadora da empresa Ações Garantem Futuro (AGF), que tem o objetivo de tornar acessível o mercado de investimentos para pessoas comuns a partir da metodologia criada por Luiz Barsi nos anos 70. 

Com diversas frentes de atuação, a plataforma do AGF já reúne mais de 10 mil assinantes.

Filha de Luiz Barsi, o maior investidor pessoa física da bolsa de valores brasileira, Louise é formada em economia e contabilidade, e está à frente de um MBA da Finanças certificado pelo MEC.

Você pode conferir o episódio completo a seguir:

Estratégia com ações

Como dito acima, o principal foco de Louise Barsi hoje é o projeto Ações Garantem Futuro, cuja estratégia segue a metodologia desenvolvida por Luiz Barsi para gerar renda passiva. Como o nome sugere, a empresa compartilha a filosofia de que é com ações de boas pagadoras de dividendos que se constrói um patrimônio no futuro.

Para montar o portfólio, a analista conta que segue um principal direcionamento: “Se está abaixo do preço-teto, a gente compra, se está acima, para de comprar e olha se tem alguma outra (ação) abaixo do preço-teto”.

Antes disso, porém, existe uma análise para definir o preço-teto daquela empresa – ou seja, o máximo que você aceita pagar por um ativo em específico. As métricas olhadas mostram se a empresa é boa, se tem dividendo consistente, se tem fundamentos sustentáveis a longo prazo.

 Assim, o primeiro passo é conhecer a parte qualitativa da empresa, e depois analisar a parte quantitativa, sendo a análise de dividendo a última ponta.

Para tomar a decisão de investimento, Barsi avalia se a empresa tem um histórico recorrente de pagar, no mínimo, 6% ao ano em dividendos. Esse é o único filtro invariável de sua análise. Isso porque é através desses 6% que a investidora monta uma margem de segurança.

Então, divide a média histórica de dividendos – ou o dividendo que está projetando para os próximos exercícios – pela taxa esperada de retorno, o resultado será o preço-teto.

Assim, é possível aumentar a chance de receber essa renda, e limitar o risco de entrar em um ativo mais caro do que seu valor justo.

E quando realizar o prejuízo?

Nesse caso, o ideal para Louise Barsi é sempre olhar para o fundamento da empresa. Se identificar uma perda efetiva do fundamento, é hora de vender, mesmo se estiver com um prejuízo. Isso porque quando determinada empresa perde seus fundamentos, dificilmente ele continuará em linha com a estratégia do portfólio.

Mas isso é mais difícil do que parece, às vezes você só percebe que o fundamento se perdeu depois de alguns balanços trimestrais e quando se dá conta, o barco já afundou.

Por isso, Barsi compartilhar uma dica para ficar mais fácil identificar: olhar se uma empresa está indo para um caminho em que não vai mais pagar dividendo, como aconteceu com a Oi (OIBR4), mudou seu curso, ou tomou decisão de investimento muito equivocada, como aconteceu com a Ultrapar (UGPA3). 

Estratégia com opções

Louise Barsi comenta que, apesar de não ser seu foco, também opera com opções. A analista explica que há um tempo atrás, a empresa era resistente a utilizar os derivativos. Isso porque o mercado ainda não tinha liquidez à época, e iria contra a famosa ideologia de se manter fiel a uma única estratégia.

“Há 10 anos atrás não seria possível a gente fazer estratégia que a gente faz hoje, com o tamanho das posições que a gente mexe (…) o mercado não tinha liquidez suficiente nos papéis que nós temos na carteira.” 

No entanto, conforme viram uma melhora na liquidez do mercado e pensando em modernizar, passaram a montar operações com o lançamento coberto de call ou put – estratégia que também usamos por aqui.

“Se a gente vê algum lado muito extremo, seja para cima ou para baixo, em algum de nossos papéis em dias específicos de bastante volatilidade e assimetria nos preços,  costumamos lançar bastante coisas [com opções]”

Com a estratégia, houveram meses em que Louise recebeu mais retorno de dividendos sintéticos com opções do que de dividendos distribuídos pelas empresas da carteira. 

Justamente pela possibilidade de alta rentabilidade, a analista reforça que o mercado de derivativos pode ser extremamente sedutor e traiçoeiro, além de ser uma ferramenta mais complexa do mercado variável.

Portanto, é preciso ter cuidado ao operar com opções. O ideal é que a pessoa separe um tempo para estudar sobre a ferramenta, e faça controle da exposição e do risco de cada operação.

Leia também: Venda De Call: Lançamentos Coberto E Descoberto

Tributação de dividendos no Brasil

Desde 1995, os dividendos no Brasil são isentos de tributação, mas antes, toda a distribuição dos lucros para os acionistas em forma de dividendos tinha parte retida na fonte.

Agora, essa questão volta a surgir com a equipe econômica do novo governo eleito. É seguindo essa linha que Louise comenta sobre a discussão referente à volta da tributação de dividendos.

De acordo com a analista, a discussão não acontecerá de forma simples e prática, então é possível enxergarmos grandes movimentações no mercado em torno disso. 

De qualquer forma, sua perspectiva é de que as empresas comecem a realizar mais programas de recompra de ações – que acaba aumentando a concentração das ações entre os acionistas e, por consequência, aumentando o lucro por ação de cada acionista – ou bonificações aos investidores, ao invés da distribuição de dividendos e JCP. Prática que já é muito comum nos Estados Unidos, cuja alíquota de tributação é de 30%. 

Apesar disso, Barsi considera que as empresas não devem parar de pagar dividendos para seus acionistas. Mesmo nos Estados Unidos, em que é tributado, é possível encontrar boas pagadoras de dividendos por aí.

Dessa forma, na prática, a volta da tributação não impactaria muito a vida do investidor, mas sim a da empresa.

Pensando no cenário político, o que esperar para 2023?

“Tiro, porrada e bomba… salve-se quem puder!” 

Brincadeiras à parte, ao ser questionada, Louise Barsi explica que espera muita volatilidade na bolsa de valores. Por isso, a renda fixa deve ser muito atrativa, não só para o investidor pessoa física, mas também para grandes instituições.

Segundo ela, para os fundos de investimento, é fácil conseguir entregar um bom resultado com a renda fixa. Mas pensando no viés do colecionador de ações, é em momentos como esse que o mercado precifica o pessimismo, e empresas que são muito boas acabam sendo penalizadas junto.

Nesse sentido, o investidor precisa ter essa sensibilidade de entender o quanto esse pessimismo já está no preço. O mercado é expectativa.

Se você prevê que alguns fatores do cenário macroeconômico já estão precificados no mercado com um tom pessimista, qualquer notícia, por menor que seja, que mostre uma direção contrária pode movimentar – e muito – o mercado.

Então, basta que o cenário político e fiscal não seja tão ruim quanto o que o mercado está prevendo, para a bolsa voltar a subir.

Importância das finanças comportamentais

Com essa forte diferença entre a renda fixa e o mercado variável, é normal ficar a dúvida no investidor em relação a qual investir.

A especialista explica que a maioria dos investidores brasileiros não foca no longo prazo. De acordo com ela, ele é muito imediatista e segue aquele famoso ditado “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. Ou seja, tem pouca disposição ao risco.

Antes de investir na bolsa, é importante entender que você está abrindo mão de uma taxa pré-fixada hoje, para algo que pode gerar retornos somente daqui a vários anos. Louise Barsi explica que, se esse não for o seu perfil, não há problema nenhum em se manter na renda fixa.

Mas é importante conhecer o seu perfil de investidor, e entender com o que você se sente confortável em operar.

Leia também: 5 Vieses Comportamentais Que Você Não Sabia Que Tinha


Sobre o At The Money

O At The Money é o podcast da Invius Research, apresentado pelos fundadores Leo Dutra e Jehniffer Santana. Nele, trazemos convidados de várias áreas diferentes, mas com ideias de alto valor para serem compartilhadas.

Se você quer acompanhar as edições futuras do podcast, clique aqui e inscreva-se agora. Todo domingo, às 19h em ponto, tem edição nova – e durante a semana, os cortes com os melhores momentos de cada edição.

QUERO ACOMPANHAR O AT THE MONEY

Aulas sobre o Mercado de Opções

Você pode se interessar

Como funciona a margem de garantia nos EUA?

A margem de garantia é o valor que toda corretora exige que um investidor tenha em…

O que falta para o mercado subir?

Nos últimos meses, recebemos muitas mensagens sobre como o mercado está estagnado. De fato, nos últimos…

Como estimar o retorno futuro de uma ação

Diariamente recebemos inúmeras perguntas, e as mais recorrentes são sobre o quanto alguém pode ganhar com…