Ivo Ruiz: Consultoria e investimentos para todas as idades

Pirâmide, cartel, uber clandestino, venda de salgados no escritório e todos os critérios que levaram Ivo Ruiz a começar a sua jornada financeira com o mundo dos investimentos até que fundou a Consultoria Ruiz. 

Neste papo do podcast At the Money, você conhecerá a história de Ivo Ruiz, seus projetos – como a montagem de carteira para crianças – filosofias de mercado desde ações até criptoativos, e dicas de hábitos para pessoas que querem entrar no universo dos investimentos. 

Quem é Ivo Ruiz?

Fundador da Consultoria Ruiz, Ivo é formado em gestão de qualidade e tem a missão de levar educação financeira de qualidade e simplificada para todas as pessoas.

Com mais de 108 milhões de seguidores nas redes sociais, Ivo Ruiz já impactou a vida de milhares de investidores que estão iniciando.

Veja mais no podcast completo a seguir:

Fundou a Consultoria Ruiz principalmente pensando em aposentadoria. Suas ideias ajudam quem ainda não consegue viver de renda, mas está acumulando patrimônio e buscando a independência financeira.

Critérios para investir em uma ação

Segundo Ivo Ruiz, as ações são o melhor investimento para acumular patrimônio pensando na aposentadoria, por conta do potencial de crescimento.

Mas antes de qualquer decisão, é preciso avaliar o histórico da empresa. Segundo ele, é imprescindível ver os últimos balanços e seus indicadores.

No mercado, existem três grandes classes de ações: 

  • Ações de crescimento, que são de empresas ainda em crescimento, então possuem um potencial enorme para multiplicar o capital no longo prazo.
  • Ações de dividendos, que normalmente são de empresas mais estruturadas e consolidadas no mercado, e, por isso, pagam bons proventos para os acionistas.
  • Ações de turnaround, que vem de companhias passando por algum período mais complicado, como recuperação judicial. Portanto, exigem muito mais estudo

Hoje, Ivo investe principalmente em ações de dividendos. 

Três sugestões de investimento em ações

Para quem está começando a investir, Ivo orienta a focar no “feijão com arroz”, ou seja, em ações mais perenes, que pagam bons dividendos, com mais segurança e menos voláteis.

No momento, suas sugestões são:

Taesa (TAEE11) – Nos últimos 5 anos, a empresa pagou mais de 9% de dividendos. Além disso, a ação tem baixa necessidade de manutenção e capital de giro, ou seja, pode deixar na carteira e – quase – esquecer que ela está lá. E tem proteção contra a inflação, já que seus contratos são atualizados pelo IGP-M. 

Bradesco (BBDC4) – Ivo comenta que é importante ter alguma ação do setor bancário na carteira. Por mais que surjam empresas disruptivas do mercado financeiro, o melhor é investir nos bancos tradicionais, desses, Ivo prefere o Bradesco (BBDC4), mas outra opção para estudar é o Banco do Brasil (BBAS3).

Sanepar (SAPR4) – ação que paga um bom dividendo, e que está bem barata em Bolsa. Apesar de ser estatal, a companhia é muito redonda e lucrativa.

Erros que Ivo Ruiz cometeu no início dos seus investimentos

Ao ser questionado, o fundador da Consultoria Ruiz explica que quando iniciou neste mundo, o primeiro erro que cometeu foi diversificar demais, “diversificava tanto que nem ganhava nem perdia”.

O segundo erro, foi ter sido muito ganancioso depois que começou a ganhar dinheiro. Estava com a confiança muito alta, e colocou dinheiro em lugares mais arriscados, como nas criptomoedas, sem colocar lucro no bolso.

Como escolher uma criptomoeda?

Ivo tem três pontos principais para analisar um criptoativo antes de investir nele.

Primeiramente, avalia se o projeto faz sentido e se resolve algum problema da economia real. “Projetos futurísticos e revolucionários aparecem todo dia um novo, mas o que ele realmente resolve? primeiro ponto

O segundo ponto é olhar como aquela comunidade interage. é pequena, outras pessoas acreditam no projeto?

Por último, o preço… “De nada adianta um projeto muito bom se ele está muito caro”. No mercado de criptomoedas, é muito difícil analisar o preço de um projeto, mas há meios de entender a precificação: comparando com os ciclos do Bitcoin (BTC), por exemplo, ou olhar a movimentação do mercado – se tiver muito holder vendendo, provavelmente o ativo está com um preço alto – e conferir o topo histórico do ativo. 

Por que uma criptomoeda quebra?

Ivo explica que, diferentemente do mercado tradicional, no mundo de criptoativos, o projeto primeiramente faz a captação de capital, para depois entregar um projeto desenvolvido. 

Assim, há muitas variáveis que podem fazer com que os investidores parem de acreditar naquele projeto: atraso no prazo das entregas, um investidor grande que vende o ativo, entre outros.

Projeto de investimento para crianças

Um dos seus projetos famosos é a carteira de investimentos para crianças. Com esse projeto, que foi criado pensando em juntar um dinheiro para o futuro do filho, Ivo ensina sobre educação financeira familiar. 

Ensinar para as crianças a importância do dinheiro, de gerir o patrimônio é importante para que, no futuro, elas tenham mais consciência de como o sistema funciona.

Dica para quem está iniciando

Pode parecer óbvio, mas começar é o primeiro passo.

Muitas vezes ficamos adiando o começo por achar que não estamos preparados, ou com medo, mas é importante começar. 

Todo investidor vai cometer erros, e a gente aprende com os erros. Então, é legal começar com pouco dinheiro, e fazer um bom planejamento financeiro.

Sobre o At The Money

O At The Money é o podcast da Invius Research, apresentado pelos fundadores Leo Dutra e Jehniffer Santanna. Nele trazemos convidados de várias áreas diferentes, mas com ideias de alto valor para serem compartilhadas.

Se você quer acompanhar as edições futuras do podcast, clique aqui e inscreva-se agora. Todo domingo, às 19h em ponto, tem edição nova – e durante a semana, os cortes com os melhores momentos de cada edição.

QUERO ACOMPANHAR O AT THE MONEY

Aulas sobre o Mercado de Opções

Você pode se interessar

Como aumentar sua renda passiva com dividendos

Você sabia que é possível aumentar a renda passiva através dos dividendos, sem precisar fazer novos…

Banco do Brasil: será que ainda vale a pena?

Será que ainda vale a pena investir em Banco do Brasil? Em meados de 2021 e…

Empresas de dividendos ou de crescimento: em qual investir?

É melhor investir em empresas que sejam pagadoras de dividendos ou empresas de crescimento? Essa é…