Vencimentos Semanais de Opções na B3 | Primeiras Impressões

No dia 29/01/24 a B3 finalmente implementou os vencimentos semanais de opções para alguns ativos aqui no Brasil.

E confesso que, antes dessa implementação ocorrer, eu tinha me mostrado cético em relação à liquidez que essas opções teriam na bolsa brasileira.

Quer saber quais foram as minhas primeiras impressões sobre os vencimentos semanais na B3? Então vem comigo!

Mercado de Balcão

Um dos motivos pelos quais eu imaginava que os vencimentos semanais de opções não teria liquidez no Brasil é o mercado de balcão.

Enquanto em outros países a negociação de opções é feita toda via Market Makers, aqui no Brasil nós temos esse mercado de balcão, que permite que opções sejam negociadas direto com as corretoras ou grandes instituições.

Por esse motivo, eu acreditava que não conseguiríamos negociar opções com vencimentos semanais no Brasil com uma liquidez que rivalizasse as que encontramos no mercado americano, por exemplo.

Mas, como diria o nosso saudoso Zagallo: “Aí sim, fomos surpreendidos novamente.”

Vencimentos Semanais de Opções no Brasil

Como eu disse no começo desse artigo, a B3 liberou os vencimentos semanais de opções no dia 29/01 para os seguintes ativos:

E para a minha surpresa, alguns desses ativos tiveram uma boa liquidez para os vencimentos semanais por conta dos Market Makers.

Não sei se você se recorda, mas o Market Makers são aqueles agentes (geralmente corretoras e bancos) que movimentam o mercado e garantem a sua liquidez através da negociação dos ativos.

O ativo VALE3 por exemplo, está com uma liquidez interessante para o vencimento semanal de algumas opções.

Para outras, temos um spread muito grande entre as opções de compra e as opções de venda. também

O ativo PETR4 também apresenta uma boa liquidez nos vencimentos semanais de algumas opções.

Porém, temos alguns ativos que não costumam ter uma boa liquidez nem nos vencimentos regulares (30 dias), como é o caso do HAPV3. Por isso, já imaginávamos que eles também não teriam nos vencimentos semanais.

Existem também os casos de ativos que possuem liquidez em seus vencimentos regulares, como é o caso do ABEV3, mas não possuem em seus vencimentos semanais.

É claro que ainda estamos dando os primeiros passos na bolsa brasileira em relação a essa negociação de opções com vencimento semanal.

Mas a minha dica, caso você já queira começar a operar, é sempre tomar cuidado com a liquidez de um determinado ativo e checar qual é a faixa de strike que permite a negociação desses ativos com liquidez.

E vamos torcer para que mais ativos entrem nessa lista para que cada vez mais possamos diversificar as nossas estratégias com opções aqui no Brasil.

Aulas sobre o Mercado de Opções

Você pode se interessar

Essas 4 perguntas vão mudar os resultados da sua vida

Neste ano de 2024 eu completei 33 anos de idade e 15 anos de mercado. Fui…

Broadcom: a empresa que está pagando 17% em divididendos

Embora não seja tão conhecida por muitos, a Broadcom é uma das maiores e mais influentes…

Bolsa americana: veja como investir em dólar

O mercado financeiro dos EUA é considerado o mais forte da atualidade. Por isso, é natural…