Você sabe quais são as vantagens da renda recorrente?

Você sabe quais são as vantagens da renda recorrente?

Nos últimos meses, especialmente após o ano de 2019, as pessoas têm procurado mais fontes de renda recorrente. Isso se deve ao fato de muitas terem aberto os olhos para a necessidade de ter mais locais de onde possam tirar os seus recursos para a sobrevivência e a manutenção de sua qualidade de vida.

Entretanto, quando se toca no assunto, surge um número exagerado de opções diferentes e alternativas que podem gerar renda recorrente para uma pessoa. Com isso, muitos ficam perdidos, e o resultado é bem fácil de perceber eles simplesmente não sabem o que fazer.

Neste artigo, mostraremos, inicialmente, o conceito de renda recorrente, sua importância e, finalmente, quais são as melhores opções. Acompanhe!

Afinal, o que é renda recorrente?

Renda recorrente, como o próprio nome sugere, é um tipo de recebimento que ocorre frequentemente e que, em muitos casos, não está ligado à sua profissão atual e não necessita de atenção diária para ocorrer, como é exigido em um trabalho convencional.

Ela pode ser conquistada de diversas formas, que mencionaremos ao longo deste artigo. Seu principal objetivo é potencializar os ganhos de uma pessoa, podendo ser utilizada para dar mais segurança no futuro, servir como aposentadoria ou, até mesmo, como fonte de renda para a manutenção do custo de vida.

Quais são as vantagens da renda recorrente?

Previsibilidade

Uma das vantagens principais da receita recorrente é a previsibilidade, ou seja, ter mais certeza de que certos valores entrarão em sua conta todos os meses, independentemente de algum fator externo que possa atrapalhar o seu rendimento de alguma forma, como demissões, perda de clientes ou encerramento de um negócio.

Segurança financeira

A previsibilidade da receita recorrente puxa outro benefício muito importante, que é a segurança financeira. Pessoas que colocam toda a manutenção das suas finanças em apenas um emprego ou outra fonte de renda correm sérios riscos de entrar em crise caso alguma delas venha a cessar.

Ao ter uma renda recorrente, você terá segurança de continuar circulando dinheiro em sua vida, mesmo que uma ou outra fonte de renda deixe de existir.

Estabilidade

Outro ponto muito importante é a estabilidade. Pessoas que têm rendas recorrentes advindas de diversas fontes estão sempre tranquilas e confiantes no futuro. Isso porque não precisam se preocupar tanto com a perda de uma delas e terão tempo suficiente para buscar alternativas caso alguma deixe de existir.

Como obter renda recorrente?

Agora que você já entendeu o que é a receita recorrente e sabe quais são os seus principais benefícios, mostraremos como ela pode ser obtida com alguns exemplos simples. Continue lendo!

Fundos imobiliários

O número de pessoas interessadas e investindo nos fundos imobiliários alcançou o incrível marco de 500.000 investidores no ano de 2019, e o motivo por trás disso é muito simples. Esse é um mercado que está extremamente aquecido e em crescente expansão. Sendo assim, é uma excelente fonte de renda que pode servir como receita recorrente.

Basicamente, esse é um tipo de investimento em que é arrecadado dinheiro dos investidores e aplicado em empreendimentos imobiliários. Esses fundos são constituídos na forma de condomínios fechados, e suas cotas são divididas de acordo com o percentual de participação no capital que o investidor tem.

Imóveis para locação

Mais uma alternativa interessante porém restrita apenas a quem já tem imóveis parados é a locação desses bens para outras pessoas. Atualmente, a gestão desse tipo de empreendimento pode ser transferida para uma corretora, que, mediante o pagamento de taxas, procura os interessados, apresenta o imóvel e faz as cobranças mensais.

Ao final do mês, ela repassa o dinheiro do aluguel para você já descontando as taxas de corretagens e demais custos. Entretanto, você também pode fazer essa gestão sozinho. Para isso, deverá dedicar certo tempo do seu dia para fazer esse controle e cobrar inquilinos devedores.

Além disso, deve ser considerado o gasto de manutenção desse imóvel, principalmente quando ocorrer a troca de inquilinos, o que demandaria reformas e outros gastos em possíveis reparos.

Ações

O mercado de ações cresceu muito no ano de 2019, principalmente impulsionado pela queda brusca nas taxas de juros. Assim, as pessoas passaram a abrir os olhos para o mercado financeiro e começaram a enxergá-lo de forma diferente. Até pouco tempo atrás, ainda existiam pessoas que acreditavam que a venda de ações ocorria no pregão viva-voz em meio àquela imensa confusão que parecia ser destinada apenas para os que tinham grandes conhecimentos de mercado.

Entretanto, a realidade atual é totalmente diferente desse cenário que mais parecia uma babel financeira. É possível comprar ações da sua própria casa e, o que é melhor, com todo o conforto e a segurança de que você precisa.

O mercado de ações é uma excelente opção para quem quer ter renda recorrente. Você pode atuar nele de duas formas: comprando papéis a um preço baixo e ganhando com sua valorização ou adquirindo esses elementos e recebendo os dividendos que nada mais são que a divisão de lucros que uma empresa obteve em determinado período.

Opções

Além do mercado de ações, o de opções também é uma das melhores alternativas para uma pessoa ter renda recorrente. Basicamente, trata-se de um ramo do mercado que está atrelado aos papéis das empresas que são comercializados na Bolsa de Valores. Apesar de parecerem um pouco complexas para algumas pessoas, as opções são uma das melhores formas de proteger o seu capital e ter renda recorrente.

Para fazer isso, portanto, é fundamental que você desenvolva boas estratégias nesse mercado e, para isso, é necessário estudar e fazer cursos e treinamentos, além de contar com o suporte especializado de quem realmente entende do assunto.

Como você pôde perceber, existe uma vasta gama de opções para quem deseja constituir uma renda recorrente. O que você precisa fazer, portanto, é escolher uma ou mais entre elas, sempre considerando o seu perfil e os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Gostou destas dicas? Quer ficar por dentro de todas as novidades que postarmos a partir de agora? Então, assine nossa newsletter. Assim, você não perde nenhum novo conteúdo.

Aulas sobre o Mercado de Opções

Como fazer análise dos gráficos para operar opções

Nesta aula gratuita vou te explicar analisar gráficos para operar opções e como funciona o comportamento…

Como multiplicar os dividendos das suas ações

Vou te ensinar como utilizar o mercado de opções para multiplicar os dividendos das suas ações

Como usar estatística para operar opções

Tenha alta taxa de acerto com ganhos expressivos. Nesta aula você vai entender como usar estatística…

Você pode se interessar

TSM: Como ele fez mais de US$ 8 mil com esse ativo

No final do ano passado, comecei a trabalhar com as ações da TSM com os meus…

Como usar opções para comprar ações a custos menores

Você sabia que é possível utilizar as opções para comprar ações por um preço menor? E…

PRIO3: a empresa que tem dado mais de 2% ao mês

A PRIO3 (PetroRio), é uma empresa com a qual temos trabalhado bastante no nosso canal de…