Veja como é possível investir em moeda estrangeira!

Você sabe investir em moeda estrangeira? Essa pode ser uma excelente oportunidade para que você possa diversificar os seus investimentos e aproveitar rentabilidades diferentes na sua carteira.

Entretanto, todo tipo de aplicação financeira no mercado pode ter riscos, sendo assim, investir sem conhecer bem os ativos é altamente prejudicial e pode colocar o investidor em risco de perder o seu dinheiro.

Neste artigo, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre o investimento em moeda estrangeira. Continue lendo!

O que são fundos cambiais?

Inicialmente, é importante saber o que são fundos cambiais. Basicamente, são modelos de investimentos que têm sua rentabilidade atrelada à variação positiva de moedas estrangeiras. Nesse sentido, eles servirão para proteger o dinheiro do investidor no caso da desvalorização do real.

Quando se trata de investir em moedas estrangeiras, os fundo cambiais são excelentes alternativas, apresentando-se como as que têm melhores rentabilidades e segurança.

Como funciona esse tipo de investimento?

Esses fundos são um tipo de aplicação coletiva, em que vários recursos são investidos em conjunto no mercado, entretanto, nesse caso, todos relacionados a moedas.

Os ganhos são divididos entre os participantes, porém, na proporção do valor depositado por cada investidor. O patrimônio do fundo é aplicado por um gestor, como ocorre em outras modalidades, sempre seguindo as políticas pré-definidas.

Assim, os fundos cambiais precisam aplicar cerca de 80% da sua carteira em ativos relacionados às moedas estrangeiras, como o dólar ou o euro.

Qual a rentabilidade esperada?

Uma das principais vantagens de investir em moedas por meio de um fundo cambial é o fato de que o investidor não precisa ficar preso a uma única moeda de um país. Afinal, esse mercado pode ter bastante volatilidade, podendo fazer o fundo perder dinheiro rapidamente e ganhar na outra ponta.

Logo, a rentabilidade costuma ser interessante. Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeito e de Capitais (ANBIMA), publicados no site da Infomoney, a rentabilidade dos fundos cambiais em 2019 fechou em cerca de 8,6% durante o ano de 2019, enquanto o CDI principal indexador dos investimentos de renda fixa foi de 4,2% no mesmo período, ou seja, a aplicação em moeda rendeu mais que o dobro dessas aplicações.

Como começar a investir nesses ativos?

Investir nesses ativos é muito simples, no entanto, você precisa avaliar alguns pontos, tais como risco, aplicação mínima exigida pelo fundo, sua performance ou benchmark, liquidez e opções de resgate.

Além disso, um detalhe muito importante a ser avaliado é o Rating, que, basicamente, é a avaliação que as agências de risco fazem de um fundo. Com essa informação, é possível saber mais sobre a segurança que eles proporcionam.

Por fim, mais importante que saber como investir em moeda estrangeira, é que você saiba planejar bem o investimento que fará, bem como os possíveis riscos que podem existir, por exemplo, a desvalorização das moedas.

Gostou deste artigo? Então, continue estudando sobre outros assuntos relacionados a investimentos e confira o post que preparamos mostrando 4 riscos de investir em ações e como evitá-los!

Aulas sobre o Mercado de Opções

Como fazer análise dos gráficos para operar opções

Nesta aula gratuita vou te explicar analisar gráficos para operar opções e como funciona o comportamento…

Como multiplicar os dividendos das suas ações

Vou te ensinar como utilizar o mercado de opções para multiplicar os dividendos das suas ações

Como usar estatística para operar opções

Tenha alta taxa de acerto com ganhos expressivos. Nesta aula você vai entender como usar estatística…

Você pode se interessar

TSM: Como ele fez mais de US$ 8 mil com esse ativo

No final do ano passado, comecei a trabalhar com as ações da TSM com os meus…

Como usar opções para comprar ações a custos menores

Você sabia que é possível utilizar as opções para comprar ações por um preço menor? E…

PRIO3: a empresa que tem dado mais de 2% ao mês

A PRIO3 (PetroRio), é uma empresa com a qual temos trabalhado bastante no nosso canal de…