Felipe Ruiz: o longo prazo dos dividendos

No novo episódio do At the Money, conheça a trajetória de um dos profissionais brasileiros mais respeitados do mercado financeiro e sócio-fundador do projeto Ações Garantem Futuro: Felipe Ruiz.

Guia Do Iniciante em Opções

Como sair do zero e dar seus primeiros passos no mercado de opções

Descubra como ele chegou até Luiz Barsi anos atrás, e detalhes sobre sua filosofia de investimento baseada em dividendos, estratégias de longo prazo em ações e – até – opções, e muito mais!

Quem é Felipe Ruiz?

Felipe é especialista em finanças e atua no mercado financeiro desde 1999. Hoje, sua principal área de atuação na B3 é a previdenciária com grande ênfase no método de Luiz Barsi.

O especialista alerta outros investidores sobre a busca por dinheiro rápido e fornece conteúdo sobre investimentos a longo prazo e dividendos. Felipe também não opera fundos imobiliários porque é a favor da estratégia de ser o próprio gestor de seus investimentos.

Se quiser conhecer mais sobre a trajetória do especialista até chegar à frente do AGF ao lado de Fabio Baroni e Louise Barsi, e sua filosofia de investimentos, confira o episódio completo a seguir:

Dividendos a longo prazo

Felipe Ruiz acredita que o que dá dinheiro na bolsa de verdade são os dividendos quando investidos a longo prazo. De acordo com ele, é difícil para as pessoas físicas internalizar isso principalmente por conta da máxima de comprar na baixa e vender na alta. No entanto, essa é uma estratégia que funciona.

Isso porque a partir de uma estratégia focada em dividendos no longo prazo é possível se manter sócio de boas empresas – mesmo elas tendo valorizado – e ainda embolsar os rendimentos que ela for gerando ao longo dos anos.

Porém, para chegar no patamar em que se vive de dividendos, é preciso passar por um processo longo que envolve algumas etapas principais: reinvestir o dinheiro recebido, focar em setores específicos e se manter fiel à estratégia.

Segundo Felipe, você não precisa analisar tudo do mercado financeiro, mas antes de traçar uma estratégia é preciso analisar o que não faz sentido para você – algumas pessoas realmente não se sentem confortáveis investindo em renda variável, e não há nenhum problema nisso. 

É esse conhecer seus próprios limites que te levará a consistência nas suas estratégias de investimentos. Você precisa se sentir bem com o que está fazendo. 

Recomendado para você

Como multiplicar seus dividendos por 4x ou mais, gastando menos que 5 minutos por mês

✅ Mesmo que suas ações não estejam pagando dividendos

✅ Mesmo com suas ações caindo

✅ Mesmo que tenha pouco dinheiro para começar

Quero Saber Mais

Se optar por investimentos na renda variável também é importante ter em mente que a oscilação de seu patrimônio no curto prazo não é tão importante quanto seu longo prazo – exceto day trade.

Para Ruiz, a “bolsa não é conveniência e o longo prazo é para sempre, estamos na bolsa para ficar na bolsa (…) e o dividendo é uma recompensa periódica que vai te manter fiel na jornada.

Erros acontecem, o segredo é errar pequeno e acertar grandes

Diversificação da carteira

O especialista comenta que não existe um número ideal de ativos para se ter em carteira, mas é muito importante diversificar.

Segundo Felipe, a diversificação vem com o tempo, de forma quase natural, conforme você for deixando de ter oportunidade nas ações da sua carteira e for encontrando em outras empresas.

Para ele, um dos maiores erros dos investidores iniciantes é alocar todo o recurso disponível de uma única vez. E explica:

Se eu tivesse começando uma carteira hoje, eu buscaria uma ação para comprar a princípio, deixando parte do meu dinheiro em caixa para outras oportunidades. Enquanto essa empresa continuar uma boa empresa, eu posso aumentar minha posição nela. Se daqui um tempo ela valorizar, e você achar que o yield – o retorno total em cima daquele preço – já não for mais tão favorável, então você começa a olhar para outras alternativas e vai adicionando à carteira.”

Para avaliar se a empresa está em um bom momento para aumentar sua posição você pode olhar duas variáveis: ação descontada e próxima a distribuir dividendos.

Estratégia previdenciária

A estratégia de Felipe Ruiz segue quatro grandes pilares:

  • Carteira previdenciária: é a essência de toda a estratégia, envolve ações geradoras de renda que vão alimentar a carteira distribuindo caixa com frequência. Com esse caixa, você reinveste aumentando suas posições ou adquirindo novas empresas que estiverem mais interessantes.
  • Carteira de oportunidades: entre 0 a 20% da carteira é destinada às oportunidades. São aquelas ações descontadas, mas que não necessariamente vão pagar dividendos no curto e médio prazo. “Se enxerga simplesmente uma oportunidade de comprar na baixa e vender na alta, pegando o recurso dessa venda para comprar mais ações previdenciárias”.
  • Reserva de emergência: esse é um capital reservado para uma eventual emergência.
  • Reserva de oportunidades: por último, Felipe reserva um caixa para aproveitar os momentos de oportunidade vistos na bolsa.

Já na Invius, usamos a técnica REOP para organizar nossos investimentos. Veja aqui:

Técnica REOP: Reserva De Emergência, Reserva De Oportunidades E Renda Passiva

Análise dos dividendos

De acordo com o especialista, os dividendos podem ser lidos como uma métrica que mostra se uma empresa é saudável ou não. 

“O que a gente quer para uma empresa é que ela possa crescer, investir em bons projetos que vão maturar no médio prazo e esse projetos possam gerar mais caixa que eventualmente vai ser distribuído em forma de dividendos.”

No entanto, não é somente a taxa de dividendos que deve ser analisada. Segundo ele, existem empresas que se colocaram em situações muito difíceis por distribuir dividendos que não podiam distribuir.

Por isso, Felipe está sempre olhando duas alavancas: o dividendo e a valorização. As empresas são organismos vivos, elas passam por momentos diferentes no mercado, e às vezes reduzem os dividendos pagos, e nem por isso deixam de ser boas empresas.

Opções e derivativos 

Felipe comenta que o AGF também utiliza opções e outros derivativos em doses homeopáticas. 

“Não lançamos CALL ou PUT em cima da carteira inteira, e não temos uma posição de opções gigantescas. Mas usamos essa estratégia com uma certa frequência”, explicou. 

De todo modo, segundo ele, os derivativos devem ser olhados como geração de oportunidades e não especulação. “Eles tem um motivo para existir, mas não devia ser o centro da estratégia.”

Como Gerar Renda Semanal em Dólar

Condição especial de lançamento do Opções e Oportunidades USA

No entanto, discordamos dessa parte aqui na Invius. Em nossas estratégias, usamos opções para gerar renda, então podemos fazer operações especulativas, mas somente com o limite de taxa já recebido. 

Ou seja, nossa exposição às operações especulativas nunca é maior do que aquilo que já recebemos de dinheiro do mercado. Em outras palavras, estamos financiados pelo próprio mercado, e a maior perda possível estará coberta.

Esse é um grande cuidado que temos por aqui, temos uma planilha de exposição que não nos deixa aumentar a posição em estratégias especulativas. 

E você, opera com opções?

Deixe lá nos comentários! Se quiser acompanhar as edições futuras do podcast, clique aqui e inscreva-se agora. Todo domingo, às 19h em ponto, tem edição nova – e durante a semana, os cortes com os melhores momentos de cada edição.


Sobre o At The Money

Investimentos, empreendedorismo e a história das pessoas que estão, de fato, no dinheiro. 

O At The Money é o podcast da Invius Research apresentado pelos fundadores Leo Dutra e Jehniffer Santana. Nele, trazemos convidados de várias áreas diferentes, mas com ideias de alto valor para serem compartilhadas.

QUERO ACOMPANHAR O AT THE MONEY

Aulas sobre o Mercado de Opções

Como fazer análise dos gráficos para operar opções

Nesta aula gratuita vou te explicar analisar gráficos para operar opções e como funciona o comportamento…

Como multiplicar os dividendos das suas ações

Vou te ensinar como utilizar o mercado de opções para multiplicar os dividendos das suas ações

Como usar estatística para operar opções

Tenha alta taxa de acerto com ganhos expressivos. Nesta aula você vai entender como usar estatística…

Você pode se interessar

TSM: Como ele fez mais de US$ 8 mil com esse ativo

No final do ano passado, comecei a trabalhar com as ações da TSM com os meus…

Como usar opções para comprar ações a custos menores

Você sabia que é possível utilizar as opções para comprar ações por um preço menor? E…

PRIO3: a empresa que tem dado mais de 2% ao mês

A PRIO3 (PetroRio), é uma empresa com a qual temos trabalhado bastante no nosso canal de…