Ações da Petrobras: Impactos da queda de fevereiro de 2021

Ações da Petrobras: Impactos da queda de fevereiro de 2021

No início de 2021, o principal assunto no mercado financeiro foi a alta volatilidade das ações da Petrobras.

Os ativos da empresa petroleira chegaram a cair cerca de 20% após uma forte movimentação atrelada a uma interferência política do Governo Federal.

O que você pode não saber ainda é que muita gente, incluindo diversos alunos do Sistema Diamante e assinantes do Opções e Oportunidades ganharam dinheiro com essa queda brusca. 

Você tem ideia de como fazer isso? Neste artigo iremos mostrar que é perfeitamente possível utilizar opções para proteger sua carteira de investimentos e ainda ficar exposto a ganhos exponenciais quando situações repentinas como essa acontecem. Pegue um papel e uma caneta porque é hora de aprender isso!

Queda das ações da Petrobras em fevereiro de 2021

Com o reflexo de declarações do presidente Jair Bolsonaro em relação à Petrobras, operações chegaram a valorizar com base nas movimentações de queda, além disso, ações da Petrobras chegaram a bater 3.000% de valorização com a dinâmica de retração.

Todos os anos a Petrobras sofre movimentações do mercado, principalmente de queda, pois esse tipo de movimentação acaba jogando a volatilidade para cima em um curto espaço de tempo, fazendo o preço das opções “estourar”. 

Uma das perguntas mais frequentes para Leo Dutra, Analista Chefe da Invius Research e especialista no mercado de opções, surge com o questionamento de qual seria a operação mais lucrativa.

“Muitas vezes, as pessoas estão em busca de algo complexo para garantirem maior capital, acontece que, as operações mais simples são apontadas como as que mais garantirão esse capital”. 

Para Leo, montar as estratégias de renda e realizar mais ações que garantam a exposição para ganhos exponenciais traz justamente resultados eficazes, mesmo sendo operações mais simples.

O que é o mercado de opções?

Para compreendermos melhor sobre esse assunto, é preciso elucidar alguns termos sobre o mercado de opções. O mercado de opções é uma plataforma onde se negociam contratos, sendo estes de dois tipos: contrato de direito de compra do ativo (chamado de Call) e o contrato de venda de um ativo (chamado de Put) com um determinado preço e data. 

Caso seja uma Call, o comprador tem o direito de comprar e o vendedor tem a obrigação de vender, já nas Puts o comprador tem o direito de vender e o vendedor tem a obrigação de comprar. 

As Calls são valorizadas conforme as movimentações de alta do mercado, já as Puts tendem a valorizar com as movimentações de queda no setor. 

Por exemplo: uma opção da Petrobras com valor de venda a 13 reais, significa que o comprador  dessa opção tem o direito de vender a ação por 13 reais. Essa opção é considerada de baixo preço no mercado, pois está saindo a 0,4 centavos, com a ação em 24 reais e 04 centavos. 

Operações simples e eficientes que possam atingir as movimentações do mercado

As opções são contratos negociados na bolsa de valores. As opções de compra valorizam quando o mercado sofre movimentações de alta, e as opções de venda ganham mais valor quando o mercado sofre movimentações de queda. Frequentemente, quando há a movimentação de queda do mercado, muitas pessoas querem adquirir as opções de venda (put) quando estas já estão valorizadas, não trazendo tantos benefícios. 

Método Sistema Diamante

Esse método consiste em alocar no topo as estratégias de renda, que mantenha sua carteira e seus investimentos com fluxo contínuo de caixa. Neste contexto, com parte dessa taxa, aporta-se em estratégias direcionais para proteção e estratégias de volatilidade. 

As estratégias de volatilidade independem da direção das movimentações do mercado, mas, estas precisam ser necessariamente movimentos fortes para o ganho de capital. 

Dessa forma, é possível gerar um caixa que seja substancial para realocar na reserva de oportunidades e fazê-la continuar crescendo, com capacidade de aporte em renda passiva, ou seja, em ativos de longo prazo para que no futuro possa estar gerando capital, caso necessite atuar ativamente no mercado e/ou para realocar na própria estrutura. 

Com isso, é utilizado o mercado de opções para gerar essas posições de renda recorrente, viabilizando maior possibilidade de lucro.. 

Estratégia Strangle

Consiste na compra de Call “fora do dinheiro” e na a compra de Put “fora do dinheiro”, ou seja, opções que estão em baixa no mercado. Essa é uma estratégia de baixo custo. 

Uma opção que pode ser melhor trabalhada nessa estratégia são baseadas nos ETFs, como a BOVA11, pois são opções de ativos naturalmente diversificados, sendo o BOVA11 um ativo que replica o índice Bovespa e por ter uma carteira diversificada sua volatilidade é baixa, resultando em opções mais baratas. 

Por que investir nas estratégias?

Muitas pessoas perguntam se vale a pena investir dinheiro todos os meses para montar essas estratégias. É nesse questionamento que surge a base do método Sistema Diamante

Como mencionamos, é utilizado métodos de estratégias com renda recorrente e parte dessa renda é destinada às outras estratégias, ou seja, é a soma de diferentes métodos dentro do universo da renda variável, tendo como foco ações e opções (derivativos de ações). 

Na prática, esse sistema gera renda recorrente com opções, multiplicando seu patrimônio com gerenciamento total de risco. Algumas características importantes do Sistema Diamante que vão clarear as coisas pra você. 

Com ele, é perfeitamente possível: minimizar riscos, blindar seu capital, girar valor destinado ao mercado de opções em estruturas de renda, escalar risco (apenas se o seu perfil de investidor for agressivo!). 

Aderindo a essa estrutura você, não só estará protegido nos momentos de “crash” do mercado, como poderá ganhar dinheiro enquanto a maioria dos investidores perde. Resumindo, o Sistema Diamante é indicado para quem deseja operar opções com planejamento.

Esperamos que este artigo tenha contribuído para tirar suas dúvidas e ajudá-lo a compreender melhor sobre o mercado de opções e suas estratégias. 

Ressaltamos que esse conteúdo na íntegra está no canal da Invius, por isso, recomendamos que assista a live abaixo para complementar seu conhecimento.

Aulas sobre o Mercado de Opções

Como fazer análise dos gráficos para operar opções

Nesta aula gratuita vou te explicar analisar gráficos para operar opções e como funciona o comportamento…

Como multiplicar os dividendos das suas ações

Vou te ensinar como utilizar o mercado de opções para multiplicar os dividendos das suas ações

Como usar estatística para operar opções

Tenha alta taxa de acerto com ganhos expressivos. Nesta aula você vai entender como usar estatística…

Você pode se interessar

B3SA3: Essa ação pode subir 186%

Hoje eu quero trazer para você a análise quantitativa de um ativo que acompanhamos bastante aqui…

Renda Fixa: como utilizar para fazer venda de PUT?

Você sabia que é possível utilizar seus títulos de renda fixa para potencializar os seus ganhos…

Como usar as opções para potencializar sua carteira

Eu trabalho no mercado financeiro há 15 anos já, sendo 12 deles com o mercado de…