Fabrizio Gueratto: 1 Bilhão Educação Financeira

Neste episódio do podcast At The Money, contamos com a presença de Fabrizio Gueratto

Você vai aprender sobre os riscos de cada investimento, refletir sobre as maneiras e estratégias que utilizamos para planejar nossa vida pessoal, profissional e financeira e como Fabrizio Gueratto aplica tudo isso na 1 Bilhão Educação Financeira

Quem é Fabrizio Gueratto?

Colunista do Estadão e criador do canal 1 Bilhão Educação Financeira, Fabrizio é especialista de investimentos há mais de 15 anos.

Professor de MBA em Finanças e autor do livro “De Endividado a Bilionário”, compartilha suas experiências de vida para nos ensinar que investimento não é cassino.

Quer saber mais? Você pode assistir o podcast completo a seguir:

Para que serve o dinheiro? 

Segundo Fabrizio Gueratto, o dinheiro serve para ser usado! 

“Se você ganhar grana, só guardar e investir, você não usufrui das horas de vida que você deu em troca deste dinheiro.”

O truque, porém, é usar com consciência. O especialista comenta que tem três perguntas cruciais para te ajudar a gastar de forma planejada, sem comprometer sua renda. São elas:

  • Eu quero?
  • Eu posso?
  • Eu preciso?

Segundo ele, essas três perguntas podem jogar racionalidade para o que é emocional. Dessa forma, você começa a gastar menos e dar mais valor para o dinheiro, e consegue se planejar para alcançar objetivos, seja pessoal, profissional, ou financeiros.

Pilares para um bom planejamento

Gueratto explica que a vida é como um prédio com vários pilares: trabalho, família, amigos, lazer, hobby, outros desejos e objetivos.

Dessa forma, se focarmos somente em um único pilar e esse pilar desabar, nosso prédio todo desaba. 

Por isso, é preciso ter equilíbrio.

Educação financeira é muito mais do que falar sobre finanças, é falar também sobre batalhar pelo equilíbrio.

Segundo Fabrizio, uma das piores atitudes que podemos tomar é ficar dependente de algo em qualquer aspecto da vida, e isso vale, inclusive, para a diversificação de investimentos. 

No que investir?

Fabrizio investe em praticamente todos os tipos de investimentos, tanto ações e segmentação de ações (blue chips, dividendos etc.), fundo imobiliário, CDB, Tesouro, LCI, debêntures e criptoativos.

De acordo com ele, se você pegar o gráfico de investimentos que mais renderam por ano, você verá que há uma completa descorrelação.

Como Gerar Renda Semanal em Dólar

Condição especial de lançamento do Opções e Oportunidades USA

Não é só a renda variável ou a renda fixa que se destacam, então não dá para prever o que vai acontecer e o que vai ser mais rentável.

Por isso, a importância de diversificar o portfólio e dançar conforme a música, avaliando a tendência do mercado e tendo um pouco de cada tipo de investimento na carteira.

Quanto eu posso ter de renda variável?

Não é uma ciência exata, então não há uma única resposta, mas Gueratto gosta de utilizar a regra dos 100, ou seja, 100 menos a sua idade, o resultado é aproximadamente o que você deveria ter de renda variável na carteira. 

Apesar disso, se você está começando a investir hoje, jovem, a dica do especialista é deixar 50% do seu patrimônio na renda fixa. 

O investimento em renda fixa tem risco?

Sim! Guerrato esclarece que tudo tem risco, até a poupança – apesar de ser um risco minúsculo. 

Não existe nenhum tipo de investimento sem risco, a questão é que algumas coisas têm risco maior do que outras.

Um erro do investidor

É normal que muitos investidores, tanto iniciantes quanto experientes, sejam vaidosos, acreditando que sabem de tudo e têm mais conhecimento do que as outras pessoas do mercado.

Essa questão da vaidade é um dos maiores erros para Fabrizio: “o investidor tem que deixar a vaidade de lado, se ele fosse mais humilde, ganharia mais dinheiro”.

Aí está a importância de buscar bons especialistas, seja para te ajudar a investir ou até no mundo corporativo, para trabalhar na sua empresa se você for empreendedor. 

Por fim, o que precisa ser trabalhado é que você não pode ser especialista em tudo, é muita informação que existe e nosso tempo é escasso.

“Se você é especialista em tudo, você não é especialista em nada.”

Dica de livro

Como tradição do podcast At The Money, pedimos ao convidado a indicação de um livro. Fabrizio recomendou o livro “A morte é um dia que vale a pena viver”, da autora Ana Claudia Quintana Arantes, médica formada pela USP. O livro trata de um tema que ainda é ainda um tabu.

Em toda a sua vida profissional, a médica enfrentou dificuldades para ser compreendida, para convencer que o paciente merece atenção mesmo quando não há mais chances de cura.


Sobre o At The Money

O At The Money é o podcast da Invius Research, apresentado pelos fundadores Leo Dutra e Jehniffer Santanna. Nele trazemos convidados de várias áreas diferentes, mas com ideias de alto valor para serem compartilhadas.

Se você quer acompanhar as edições futuras do podcast, clique aqui e inscreva-se agora. Todo domingo, às 19h em ponto, tem edição nova – e durante a semana, os cortes com os melhores momentos de cada edição.

Quero Acompanhar o At The Money

Aulas sobre o Mercado de Opções

Como fazer análise dos gráficos para operar opções

Nesta aula gratuita vou te explicar analisar gráficos para operar opções e como funciona o comportamento…

Como multiplicar os dividendos das suas ações

Vou te ensinar como utilizar o mercado de opções para multiplicar os dividendos das suas ações

Como usar estatística para operar opções

Tenha alta taxa de acerto com ganhos expressivos. Nesta aula você vai entender como usar estatística…

Você pode se interessar

PRIO3: a empresa que tem dado mais de 2% ao mês

A PRIO3 (PetroRio), é uma empresa com a qual temos trabalhado bastante no nosso canal de…

Fiz a venda de PUT e o mercado caiu. E agora?

“O que eu faço se o mercado começar a cair depois que eu montei uma venda…

3 ações para fazer venda de PUT em maio de 2024 | Brasil

No mês passado, eu fiz um conteúdo mostrando 3 ações que poderiam ser utilizadas no mês…