Dividendos Sintéticos: aspectos que você deve saber

Dividendos Sintéticos: aspectos que você deve saber Foto: Envato

Você já sabe que as empresas que têm suas ações negociadas na bolsa de valores são obrigadas, por lei, a distribuir parte de seus lucros para os acionistas, o que é chamado de dividendos

Guia Do Iniciante em Opções

Como sair do zero e dar seus primeiros passos no mercado de opções

No entanto, nem todas as empresas conseguem fazer esse pagamento de forma regular e crescente. Por isso, neste artigo vamos falar de um jeito que encontramos no mercado de opções para gerar dividendos sintéticos.

Não  sabe o que isso significa? Calma, vamos explicar esse conceito, como funciona e ainda como obter rendimentos maiores com dividendo sintético.

O que é o dividendo sintético?

O dividendo sintético é uma operação de ganha-ganha (*), que permite rentabilizar as ações de uma carteira, independente da alta ou da queda das cotações, gerando uma renda mensal. Trata-se, na verdade, de uma operação com opções, também conhecida como lançamento coberto ou venda coberta.

(*) Estratégia com opções onde, no melhor cenário, ganha-se uma taxa, e no pior cenário, assume-se a obrigação de comprar ou vender um ativo. Logo, não há perda na estratégia com opções (daí o termo).

No caso de ter que comprar o ativo, existe o risco dele se desvalorizar. Porém se o ativo for de uma empresa sólida e lucrativa, este risco é mitigado, pois a tendência no longo prazo é da cotação acompanhar os lucros.

No caso de ter que vender o ativo, existe o risco de receber menos do que foi pago na compra. Porém aqui também é possível evitar este risco, só montando a operação de dividendo sintético em condições favoráveis.

Recomendado para você

Como multiplicar seus dividendos por 4x ou mais, gastando menos que 5 minutos por mês

✅ Mesmo que suas ações não estejam pagando dividendos

✅ Mesmo com suas ações caindo

✅ Mesmo que tenha pouco dinheiro para começar

Quero Saber Mais

Para entender melhor, imagine que você queira vender uma moto que custa R$20 mil. Publicou um anúncio e surgiu um comprador que terá a quantia dali a 30 dias. Para não perder o negócio, ele paga a você um sinal de R$500. Esse valor dá ao interessado o direito de comprar a moto pelo preço acordado durante o prazo estipulado.

Dessa forma, o veículo não poderá ser mais negociado dentro do prazo acordado e o valor deverá continuar o mesmo. Todavia, ao expirar a data, se o comprador não pagar tudo, perderá o direito de aquisição. Nesse caso, você ficará com a taxa e com o ativo, podendo colocá-lo novamente à venda, se quiser, pelo mesmo preço ou por outro valor que achar melhor.

Agora, o que isso tem a ver com os dividendos sintéticos?

Quem tem ações de uma determinada empresa pode vender opções de compra dela (conhecidas como CALL), que dão a quem as adquire o direito de comprar aquelas ações, pelo preço acordado, no valor estipulado.

Isso é conhecido como venda coberta ou como lançamento coberto. Se as operações forem bem sucedidas, ou seja, se não acontecer o exercício, você garantirá as taxas e poderá repetir o processo nos próximos vencimentos, gerando desta forma uma renda recorrente, ou o famoso dividendo sintético.

Ou seja, um lucro periódico adicional que o investidor ganha por ter as ações em carteira.

Como funcionam os dividendos sintéticos?

Imagine que um investidor tenha ações da empresa XPTO, que distribui lucros uma vez por ano. Para criar uma recorrência disso, ele estrutura um lançamento coberto de opções derivadas daquela ação, vendendo o direito dos papéis para uma determinada pessoa em troca de um pagamento em dinheiro num prazo estipulado.

Desse modo, ele receberá o prêmio dessa venda como fluxo de caixa. Contudo, o lançador será obrigado a vender as ações ao comprador, se ele optar pelo direito de compra no prazo estipulado.

Como Gerar Renda Semanal em Dólar

Condição especial de lançamento do Opções e Oportunidades USA

Este direito só será exercido se a cotação do ativo estiver acima do preço combinado (também conhecido como strike) no dia do vencimento da opção, pois assim o comprador pagará menos do que o valor de mercado pelas ações. Se a cotação estiver abaixo, o comprador da opção abrirá mão do seu direito, preferindo comprar as ações a mercado, e com isto pagando menos.

Se o comprador não exercer seu direito até a data delimitada, você seguirá com as ações na carteira e poderá repetir a operação novamente.

Do contrário, terá que adquirir novamente a ação e recomeçar a negociação. Isso limita os valores das ações que o investidor pode vender e cria um fluxo de caixa semelhante ao de dividendos. Além disso, você ainda consegue controlar como e quando receber os rendimentos das ações de sua carteira.

Qual é a melhor estratégia para gerar os dividendos sintéticos?

O melhor cenário para quem quer gerar dividendo sintético de forma recorrente é nunca ser exercido, evitando desta forma a necessidade de recomprar as ações, que podem inclusive estar sendo negociadas a preços elevados.

É interessante então vender as opções de compra em um strike acima da cotação atual e acima do seu preço de aquisição. Quanto mais distante estiver o strike da cotação atual, menor será a probabilidade de exercício. Uma boa alternativa é vender opções na região de Delta entre 12 e 15, o que equivale a 1 desvio padrão. Em uma distribuição normal, que é como o mercado normalmente se comporta, isto equivale a 15,87% de chance de exercício.

Porém mesmo nesta condição o exercício poderá acontecer, e o investidor precisará estar ciente e disposto a correr este risco.

Qual é a sua importância para a independência financeira?

Os dividendos podem colaborar para a sua independência financeira. Com os rendimentos extras, é possível reinvestir em ações, aumentar seu patrimônio ou tornar aquela quantia uma renda extra mensal.

Isso pode te ajudar a pagar contas e realizar seus sonhos. Dessa maneira, você não ficará dependente somente de seu salário.

Quais as vantagens?

As vantagens dos dividendos sintéticos são bem atrativas, porque engloba baixo custo, e possibilidade de ganho quando as ações estão em queda ou em alta.

Baixo custo

Por via de regra, as opções são ativos muito mais baratos do que as ações. Então, negociá-las normalmente exige um capital menor.

No caso do lançamento coberto, em que envolve a venda de opções de uma CALL, você será o lançador da opção. Portanto, só precisará pagar as taxas de corretagem da sua corretora para executar a operação, e receberá as taxas pela venda do contrato.

Possibilidade de ganhos nas quedas

Em caso de queda da cotação você não será exercido e ficará com a taxa da venda da opção, podendo inclusive usar este valor para reduzir o seu custo de aquisição das ações.

Possibilidade de ganhos nas altas

Caso a opção de compra não tenha sido executada e as ações tenham subido, você poderá repetir a operação com valor maior de venda. Assim, receberá um prêmio mais alto, além de negociar os ativos dentro do valor de mercado.

Como Gerar Dividendos Acima Do Comum Todos Os Meses

Gerar renda recorrente é mais simples do que parece e você pode começar agora mesmo. Em nosso canal do YouTube, gravei um vídeo explicando como gerar dividendos acima da média todos os meses, assista no player abaixo:

Aulas sobre o Mercado de Opções

Como fazer análise dos gráficos para operar opções

Nesta aula gratuita vou te explicar analisar gráficos para operar opções e como funciona o comportamento…

Como multiplicar os dividendos das suas ações

Vou te ensinar como utilizar o mercado de opções para multiplicar os dividendos das suas ações

Como usar estatística para operar opções

Tenha alta taxa de acerto com ganhos expressivos. Nesta aula você vai entender como usar estatística…

Você pode se interessar

PRIO3: a empresa que tem dado mais de 2% ao mês

A PRIO3 (PetroRio), é uma empresa com a qual temos trabalhado bastante no nosso canal de…

Fiz a venda de PUT e o mercado caiu. E agora?

“O que eu faço se o mercado começar a cair depois que eu montei uma venda…

3 ações para fazer venda de PUT em maio de 2024 | Brasil

No mês passado, eu fiz um conteúdo mostrando 3 ações que poderiam ser utilizadas no mês…