O que significa IPO, como funciona e quais as suas vantagens?

O que significa IPO, como funciona e quais as suas vantagens?

Um dos eventos do mercado financeiro a que os investidores prestam muita atenção são os IPOs. Eles marcam a primeira entrada de uma empresa na Bolsa de Valores e, além da ambição de estimular receitas, costumam despertar a curiosidade e o interesse das pessoas.

Mas o que significa IPO, como funciona e quais as vantagens? Se você tem interesse no assunto, continue a leitura do artigo e confira os detalhes. Boa leitura!

O que significa IPO?

Em inglês, IPO é a abreviatura de “initial public offering” ou “oferta pública inicial”, em português. Como o próprio nome sugere, trata-se da primeira vez que a empresa vende ações ao público, também chamado de abertura de capital. É quando, pela primeira vez, o proprietário de uma empresa cede parte de sua propriedade em favor dos acionistas.

Normalmente, as empresas que realizam IPOs estão já no estágio maduro de seus negócios. Historicamente, essas ações têm sido bastante grandes no Brasil, atingindo centenas de milhões de reais.

Como funciona?

O dia do IPO da empresa é sempre muito esperado e comemorado por todos. Esse movimento mostra que a companhia tem tomado decisões estratégicas importantes e está focada na expansão dos negócios. É como se enviasse informações ao mercado, indicando que o negócio está prosperando e espera crescer.

Quando a empresa decide abrir o seu capital a novos investidores na Bolsa de Valores, tem de deixar de se tornar uma companhia limitada (LTDA.) e passar a ser S.A (Sociedade Anônima). É fundamental ter um plano de negócios bem delineado e uma sólida estrutura empresarial e financeira, bem como mecanismos de compliance (para prevenir fraudes e violações éticas), gestão de riscos e relacionamento efetivo com investidores.

O processo de IPO pode levar mais de um ano para começar. A empresa precisa contratar um consultor financeiro e implementar um processo de planejamento rígido. Por exemplo, é necessário realizar uma auditoria financeira detalhada e fornecer um balanço patrimonial auditado de três anos.

Para cada tipo de negócio, também existem regras e riscos inerentes que exigem conformidade com diferentes ambientes regulatórios. Portanto, cada IPO é um processo individual, complexo e cuidadosamente planejado.

Quais são as vantagens?

O IPO é um momento estimulante para a empresa, porque significa que ela foi exitosa o suficiente para exigir mais capital para continuar a crescer. Normalmente, essa é a única maneira de uma empresa levantar fundos suficientes para expandir em grande escala.

Obter lucro para os donos

Para os proprietários, finalmente é hora de aproveitar o trabalho duro que tiveram até ali. Como resultado, geralmente vendem grande parte de suas ações, ganhando milhões de dólares no dia da listagem.

Atrair mais talentos profissionais

Os IPOs também podem deixar que as empresas atraiam os melhores talentos, escolhendo receber ações. Eles podem pagar salários menores a esses primeiros executivos e prometer obter retornos compensatórios na abertura do capital.

Poder conquistar lucro para investidores

As ofertas públicas iniciais também são um momento estimulante para os investidores porque, normalmente, as ações iniciais são oferecidas apenas a pessoas que já conhecem sobre elas. O fato empolgante e altamente esperado é que, quando as ofertas públicas iniciais são vendidas pela primeira vez no mercado de ações, seu valor tende a subir, gerando enormes lucros para os acionistas.

Neste artigo, você conferiu o que significa IPO, como funciona e quais são as principais vantagens. Esperamos que a leitura tenha instigado você a conhecer um pouco mais sobre a Bolsa de Valores e todas as suas possibilidades.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora mesmo com seus amigos nas redes sociais!

Aulas sobre o Mercado de Opções

Como fazer análise dos gráficos para operar opções

Nesta aula gratuita vou te explicar analisar gráficos para operar opções e como funciona o comportamento…

Como multiplicar os dividendos das suas ações

Vou te ensinar como utilizar o mercado de opções para multiplicar os dividendos das suas ações

Como usar estatística para operar opções

Tenha alta taxa de acerto com ganhos expressivos. Nesta aula você vai entender como usar estatística…

Você pode se interessar

B3SA3: Essa ação pode subir 186%

Hoje eu quero trazer para você a análise quantitativa de um ativo que acompanhamos bastante aqui…

Renda Fixa: como utilizar para fazer venda de PUT?

Você sabia que é possível utilizar seus títulos de renda fixa para potencializar os seus ganhos…

Como usar as opções para potencializar sua carteira

Eu trabalho no mercado financeiro há 15 anos já, sendo 12 deles com o mercado de…