Como ganhar dinheiro com Renda Fixa e Renda Variável

Como ganhar dinheiro com Renda Fixa e Renda Variável

Neste artigo, iremos abordar as diferenças entre dois pilares da bolsa de valores: a renda fixa e a renda variável. 

Vamos explorar as principais características dessas duas operações e descobrir quais os tipos que melhor se encaixam no seu perfil de investidor, além disso, daremos alguns exemplos de cada uma desses tipos de geração de renda. 

Conhecer as particularidades da renda fixa e variável é fundamental na sua jornada rumo à geração de renda recorrente todos os meses com o mercado financeiro. E aí, pronto para saber mais sobre esse tema? Vamos lá!

O que é Renda Fixa

A Renda Fixa é um investimento que possui uma data de validade, ou seja, um prazo de vencimento e o investidor já sabe qual é a taxa de rentabilidade do ativo.

Os investimentos na renda fixa podem ser pré- fixados, nesse caso o investidor já sabe previamente qual será o rendimento, ou podem ser pós-fixados, que são investimentos onde o retorno é o percentual de rentabilidade do ativo e mais algum índice, como por exemplo IPCA (inflação). Neste caso, o investimento vai acompanhando a inflação, ou seja, se essa inflação está oscila a rentabilidade também o faz.

Ainda falando sobre a renda fixa pós-fixada, também existem investimentos baseados no CDI, que é o Certificado de Depósito Interbancário (definido principalmente com base na taxa de juros SELIC, que é a taxa básica de juros da economia e o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação) e também, os investimentos pós-fixados que acompanham a própria taxa SELIC (que também pode oscilar). 

De forma resumida, o ponto mais importante sobre a renda fixa é que nessa modalidade o investidor já conhece seu rendimento e a que índice ele vai estar atrelado.

Quais são os ativos de Renda Fixa

Veja abaixo alguns bons exemplos de ativos de renda fixa nos quais você pode alocar seu capital:

  • Títulos de Tesouro: basicamente é a dívida pública em que é possível alocar seu capital e ajudar a financiar. 
  • Debêntures: modalidade onde irá financiar a dívida de empresas. 
  • Certificado de Depósito Bancário (CDBs): nada mais é do que um capital que você pode emprestar a um banco.   
  • Recibos de Depósito Bancário (RDP): títulos privados emitidos por diversos tipos de bancos e instituições financeiras.
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI): título emitido pela CAIXA lastreado com a carteira de empréstimos imobiliários.
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA): título emitido por instituições financeiras que ajudam na captação de recursos para o agronegócio.

 

Ou seja, existem diversas possibilidades de Renda Fixa nas quais há possibilidade de aportar seu capital, no entanto, a escolha de qual escolher vai variar de acordo com o momento do mercado. 

Como investir na Renda Fixa

Não é possível chegar no banco e simplesmente pedir um CDB, ou chegar em uma empresa e solicitar a compra de uma dívida. Isso não é possível, pois deve ser realizado através de bancos ou de corretoras de valores imobiliários. 

O mais recomendado é  realizar as suas operações através das corretoras de valores imobiliários, entretanto, os grandes bancos também possuem suas próprias corretoras, dessa forma também é possível operar através deles. 

As corretoras independentes, como a Clear, XP Investimentos, Rico Investimentos,  Genial Investimentos dentre outras, trazem uma oferta maior de títulos para os investidores comprarem. Antigamente os grandes bancos só ofereciam os seus próprios títulos, e não traziam uma remuneração interessante para o investidor. Isso vem mudando um pouco, mas ainda assim as corretoras possuem uma prateleira de opções maiores e mais rentáveis. 

Também existem os Fundos de Investimentos em Renda Fixa, por isso, se você está na dúvida sobre onde investir, uma das opções é aplicar um investimento no Fundos de Investimentos de Renda Fixa, em que o gestor faz esse processo de aquisição dos títulos.

O que é Renda Variável

A Renda Variável representa qualquer título em que a rentabilidade varia, ou seja, aqueles em que não se tem certeza de quanto vai ganhar no futuro e, normalmente, isso irá depender das condições de mercado.

Normalmente a renda variável é um investimento que o investidor realiza quando não existe uma necessidade fazer o resgate do capital no curto e médio prazo. Por ter um risco e volatilidade maior, a remuneração geralmente é muito maior nos títulos de renda variável. 

 

gráfico de renda variável

 

Quais os tipos de Renda Variável

Existem diversos tipos de renda variável disponíveis no mercado financeiro. Veja abaixo alguns exemplos: 

  • Ações: são partes do capital social de uma empresa que os investidores podem adquirir na bolsa de valores e ganhar através de sua valorização.
  • Opções: é o mercado de derivativos, ou seja, é a comercialização de contratos de opções de venda ou compra por valores e datas determinadas.
  • Mercados futuros: Futuro de Índice e Futuro Dólar. São mercados onde são negociadas a venda e compra de produtos que serão feitos no futuro.  
  • Commodities (gado, milho, café,etc): produtos básicos que possuem preços baseados na oferta e demanda internacional.
  • Fundos de investimento imobiliário: são fundos aplicáveis em imóveis no qual o investidor recebe o aluguel. Está caracterizado com Títulos de Renda Variável devido aos valores da cotação desse fundo variarem, desta forma, não se sabe certamente seu retorno futuro.
  • Exchange Traded Fund (ETFs): são fundos negociados na bolsa de valores que replicam determinados índices, como o índice BOVESPA, S&P 500 nos Estados Unidos dentre outros.
  • Negociação de Câmbio (Dólar, Euro e etc): negociação e liquidação de moedas.
  • Criptomoedas: são moedas virtuais criptografadas e um tipo de renda variável onde não temos a certeza do retorno futuro. 

 

Uma curiosidade importante, é que no mercado brasileiro a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) proíbe as pessoas que estão vendendo ativos de fornecerem a garantia de retorno em renda variável. 

Retorno passado não é garantia de retorno futuro, então, é muito importante prestar bastante atenção, principalmente para evitar promessas falsas de rentabilidade.

Como aplicar na Renda Variável

Para aplicar renda variável, é necessário utilizar uma corretora de valores imobiliários. Existem diversas empresas que atuam neste segmento, por isso, você deve compará-las e escolher a que melhor atender às suas necessidades. Em nosso canal, fizemos um vídeo comparando as principais corretoras do mercado, recomendamos que o assista para esclarecer as diferenças entre elas (vídeo aqui).

Renda Fixa x Renda Variável em qual investir?

É sempre importante possuir uma carteira de investimentos diversificada onde sejam trabalhados diversos tipos de ativos, alguns irão atuar na composição de sua reserva de emergência, outros na reserva de oportunidade e na geração de renda passiva. A escolha de quanto capital alocar em cada tipo de investimento deve ser norteada por seus objetivos de longo prazo. 

É muito importante ter a sua carteira diversificada, principalmente para que você consiga ter um bom retorno em longo prazo, diminuindo o seu risco e aumentando a eficiência da sua carteira.

Continue sua leitura

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a compreender melhor as particularidades da Renda Fixa e Renda Variável, bem como a ganhar dinheiro com cada uma delas. Confira outros artigos em nosso site e fique por dentro de mais conteúdos como esse que irão te ajudar a organizar seus investimentos!

Aulas sobre o Mercado de Opções

Você pode se interessar

Como aumentar sua renda passiva com dividendos

Você sabia que é possível aumentar a renda passiva através dos dividendos, sem precisar fazer novos…

Banco do Brasil: será que ainda vale a pena?

Será que ainda vale a pena investir em Banco do Brasil? Em meados de 2021 e…

Empresas de dividendos ou de crescimento: em qual investir?

É melhor investir em empresas que sejam pagadoras de dividendos ou empresas de crescimento? Essa é…