Aline Soaper e a verdadeira educação financeira

No novo episódio do podcast At the Money publicado ontem (16), recebemos Aline Soaper – treinadora e empresária há mais de 20 anos, Educadora Financeira e formadora de Educadores Financeiros – para falar sobre gestão de crises e desafios financeiros.

Quem é Aline Soaper?

Advogada e empresária do ramo educacional, Aline Soaper fundou o Instituto Soaper com o intuito de promover treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional com foco, principalmente, na educação infantil.

Aline já treinou mais de 3.000 alunos, realizou treinamentos para públicos de 2 mil pessoas e através das redes sociais tem feito a diferença na vida de muitos brasileiros.

1 em cada 4 brasileiros não consegue pagar todas as contas do mês, diz CNI

Em agosto, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou uma pesquisa preocupante sobre hábitos de consumo e a situação socioeconômica do cidadão brasilerio, mostrando que 1 em cada 4 brasileiros não consegue pagar as contas todo mês, e 6 em cada 10 precisou reduzir suas despesas com lazer e qualidade de vida para arcar com as dívidas.

Na pesquisa, foram entrevistados cerca de 2 mil pessoas, presencialmente, entre os dias 23 e 26 de julho.

Para Soaper, o maior causador desse cenário indicado na pesquisa da CNI é a falta de educação financeira no País. 

Aline afirma que é preciso educação financeira em todos os níveis da vida e, se começarmos já na infância, no futuro teremos menos adultos despreparados para lidar com o sistema econômico e todas as amarras do mercado financeiro. 

Apesar disso, é possível aprender sobre finanças já na vida adulta e, muitas vezes, não é um bicho de sete cabeças. Mas o ideal é sempre buscar auxílio de um educador financeiro, especialmente quando o sinal já está vermelho.

Como podemos mudar esse cenário?

Segundo Aline Soaper, a educação financeira é fundamental para esse processo.

A primeira análise que o indivíduo precisa fazer é se o custo de vida é compatível com o que dinheiro que ganha mensalmente.

Se não for, o que precisa entrar em discussão é se ele vai buscar meios de gerar mais renda para cobrir a vida desejada, ou se fará cortes para reduzir o padrão de vida.

É muito comum ouvirmos que “Não é quanto você ganha, é quanto você gasta”, mas Aline considera que essa ideia é muito genérica. Um salário mínimo, por exemplo, dificilmente cobre uma vida familiar no Brasil hoje. 

Então é preciso buscar renda extra, e a educação financeira também serve para isso. Aprender a gerar mais renda, também é importante para movimentar a economia do país.

Assim, há quatro pontos de atenção que a empresária observa:

  1. Gerar renda extra: segundo Soaper, ao contrário do que estamos habituados a pensar, não dá para depender somente do salário. É ideal, e até saudável, ter algum tipo de renda extra que entre mensalmente.
  2. Cuidar da renda: como vimos neste texto, muitos brasileiros ainda não sabem gerir todos os ganhos e gastos. Por isso, é importante procurar um educador financeiro.
  3. Proteger o patrimônio: no Brasil, pouco se fala sobre proteção patrimonial. Um jeito legal para se proteger dos diferentes cenários é através do investimento no mercado de opções americanas. 
  4. Multiplicar o patrimônio: por fim, o mercado financeiro nos dá diversos meios para multiplicarmos nosso patrimônio, como investimentos de renda variável ou renda fixa.

Assista o vídeo completo com a participação da Aline Soaper no podcast At The Money. Lembre-se também de se inscrever no nosso canal para receber todas as novidades e edições futuras.

Preciso ganhar muito dinheiro para ter uma boa educação financeira?

Não… A especialista informa que ganhar muito dinheiro não é sinônimo de não passar dificuldades. Ao contrário do que a sociedade imagina, os problemas financeiros aparecem para todas as classes sociais – claro que de formas diferentes. 

É comum que pessoas que já nasceram com boas condições financeiras passem apertos durante a vida adulta, já que provavelmente tiveram pouco acesso a conhecimento relacionado à gestão de crise, por exemplo. 

Dica para gerar renda extra

Neste sentido, buscar equilíbrio é muito importante, porque não é só sobre gerar dinheiro e gastá-lo, mas também sobre custos pessoais que precisamos sacrificar para poder gerar aquele dinheiro. É aquela famosa pergunta: “quanto vale o seu tempo?” 

Assim, se aprendermos a gerar renda de uma forma mais inteligente, teremos mais tempo e qualidade de vida.

A dica da educadora é pensar em uma habilidade em que você é bom, e que os outros precisam. Uma boa ideia é perguntar para as pessoas próximas o que você faz muito bem que elas te pagariam por aquilo.

Conselho para o leitor

Ao ser questionada, Aline considera que o melhor conselho para quem está lendo este artigo é realmente olhar para esse problema e encarar a realidade. “A gente ignora o problema achando que ele vai desaparecer, mas ele não desaparece”. 

Isso vale para todas as pessoas: se hoje você está no vermelho, precisa tomar uma atitude urgente. Se não está, mas tudo que ganha, gasta – então você está no amarelo, e do amarelo para o vermelho é uma transição muito rápida. Caso esteja no verde, esse é o melhor momento para aproveitar para entender mais como investir e gerar renda extra.

Indicações de livros

O Livro “A única coisa”, de Gary W. Keller, explica um pouco a questão de que não existe equilíbrio propriamente dito. A vida é composta por vários desequilíbrios, o problema é você ficar em um único desequilíbrio por um tempo muito expressivo.

Já o livro “Primeiro o mais importante”, de Stephen Covey, te explica sobre a importância da produtividade e do descanso. O autor mostra que existem períodos na vida em que algum aspecto terá mais importância do que os outros e isso não é linear.

Aulas sobre o Mercado de Opções

Como fazer análise dos gráficos para operar opções

Nesta aula gratuita vou te explicar analisar gráficos para operar opções e como funciona o comportamento…

Como multiplicar os dividendos das suas ações

Vou te ensinar como utilizar o mercado de opções para multiplicar os dividendos das suas ações

Como usar estatística para operar opções

Tenha alta taxa de acerto com ganhos expressivos. Nesta aula você vai entender como usar estatística…

Você pode se interessar

TSM: Como ele fez mais de US$ 8 mil com esse ativo

No final do ano passado, comecei a trabalhar com as ações da TSM com os meus…

Como usar opções para comprar ações a custos menores

Você sabia que é possível utilizar as opções para comprar ações por um preço menor? E…

PRIO3: a empresa que tem dado mais de 2% ao mês

A PRIO3 (PetroRio), é uma empresa com a qual temos trabalhado bastante no nosso canal de…