Precificação de opções: entenda o que é e como funciona

Se você deseja investir em derivativos, precisa primeiro entender como funciona a precificação de opções. Afinal, essa é uma das modalidades de investimentos mais comuns nesse mercado.

Uma opção é um contrato em que o investir compra o direito de comprar ou vender determinada ação em uma data específica e por um preço pré-combinado. É importante ter em mente que uma opção garante apenas o direito e não a obrigação de executar esse contrato. Portanto, se ele não for vantajoso para você, é possível simplesmente não o executar.

Nesse sentido, é essencial entender como funciona a precificação de opções para compreender se devemos ou não comprar uma opção. Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga a leitura!

O que é a precificação de opções?

A precificação de opções é o mecanismo que permite ao investidor compreender e formar os preços para os contratos de opção que compra ou lança no mercado de derivativos.

No geral, o preço de uma opção é formado por dois valores diferentes: o intrínseco (o ganho financeiro, se a opção for exercida imediatamente) e o extrínseco (a remuneração pela possibilidade de oscilação do valor intrínseco até a data do vencimento da opção).

Dependendo do valor intrínseco e extrínseco de uma opção, ou seja, dependendo da possibilidade de dar lucro ou de oscilar de modo a dar lucro no futuro, haverá maior ou menor demanda por ela.

Assim, o preço tentará refletir essa demanda. Para o investidor, é essencial usar modelos matemáticos para tentar medir a demanda e entender a precificação de opções.

Como ela interfere nas suas estratégias?

Uma coisa importante a compreender sobre o mercado de opções é que ele é um mecanismo de defesa contra risco no mercado. Ao comprar um direito de opção de compra ou de venda, você paga pela possibilidade de se proteger no futuro, seja qual for o cenário.

No entanto, é o valor do prêmio que você deve pagar que pode variar bastante e precisa ser precificado. Afinal, de certa forma, uma opção é como um seguro para o seu carro. Dependendo da probabilidade de um acidente ou conforme o valor de seu automóvel, o seguro será precificado de uma forma diferente.

Ao saber como precificar uma opção, você pode montar adequadamente a sua estratégia de investimento ou análise de risco.

Quais são os principais modelos de precificação?

Existem vários modelos matemáticos diferentes que são usados na precificação de opções. O mais comum aqui no Brasil é o Black-Scholes. Esse modelo é muito útil para precificar opções da modalidade europeia, que é o tipo de opção em que o detentor só pode executá-la na data estipulada em contrato.

Para precificar a opção, o modelo Black-Scholes usa as seguintes variáveis:

  • preço de exercício do ativo;
  • data de exercício (medida como fração de um ano);
  • preço da ação;
  • taxa de juro livre de risco;
  • volatilidade da ação (medida como o desvio padrão dos seus retornos).

Ao aplicar essas variáveis em uma complexa fórmula matemática, é possível chegar ao preço de uma opção. No entanto, existem outros modelos muito usados também. Um exemplo é o Garman-Kohlhagen e Black, que é uma variação do Black-Scholes usado em opções cambiais.

Outro modelo muito usado é a Simulação de Monte Carlo, mais útil para lidar com derivativos com diferentes variáveis ou cujo retorno dependa do histórico da variável.

Agora que você já entende melhor sobre como funciona a precificação de opções e conhece os modelos mais populares para isso, está melhor equipado para entrar no mercado de derivativos.

No entanto, se você sente que ainda pode estudar mais sobre o assunto, leia mais sobre os derivativos financeiros!

Aulas sobre o Mercado de Opções

Como fazer análise dos gráficos para operar opções

Nesta aula gratuita vou te explicar analisar gráficos para operar opções e como funciona o comportamento…

Como multiplicar os dividendos das suas ações

Vou te ensinar como utilizar o mercado de opções para multiplicar os dividendos das suas ações

Como usar estatística para operar opções

Tenha alta taxa de acerto com ganhos expressivos. Nesta aula você vai entender como usar estatística…

Você pode se interessar

B3SA3: Essa ação pode subir 186%

Hoje eu quero trazer para você a análise quantitativa de um ativo que acompanhamos bastante aqui…

Renda Fixa: como utilizar para fazer venda de PUT?

Você sabia que é possível utilizar seus títulos de renda fixa para potencializar os seus ganhos…

Como usar as opções para potencializar sua carteira

Eu trabalho no mercado financeiro há 15 anos já, sendo 12 deles com o mercado de…