Day Trade e Swing Trade? Conheça as principais diferenças!

Day Trade e Swing Trade? Conheça as principais diferenças!

Só em 2020, o número de investidores na Bolsa de Valores subiu 76%. A maior parte dessas pessoas chegou ao mercado pensando em investir em Day Trade e Swing Trade.

Se você busca entrar na Bolsa e montar uma boa carteira de ativos para aumentar o seu patrimônio, então, deve conhecer as muitas estratégias de operação no mercado. Sim, existem várias formas diferentes de investir na compra e na venda de ações.

Quer conhecer duas das principais estratégias? Então, continue a leitura abaixo e veja as diferenças entre Day Trade e Swing Trade!

O que é Day Trade?

Para entender as diferenças entre Day Trade e Swing Trade, precisamos definir cada um desses conceitos. A melhor forma de fazer isso é entendendo o nome dessas ações.

Um “trade” acontece quando um investidor da Bolsa (normalmente chamado de trader) compra e vende um ativo — na maior parte das vezes, a ação de uma empresa. Portanto, um Day Trade é uma operação que acontece dentro do mesmo dia.

O que é Swing Trade?

Já um Swing Trade, por sua vez, é um trade que leva alguns dias para ser realizado. Não há um período específico de “regra” para ser considerado um Swing Trade, mas basta que o investidor segure a ação por mais de um dia e menos do que algumas semanas.

Quais as diferenças entre Day Trade e Swing Trade?

Existem muitas coisas que aproximam o Swing Trade e o Day Trade. Por exemplo, ambos envolvem a compra e a venda de ações em um curto período de tempo. Além disso, são destinados a quem tem o perfil agressivo e sabe fazer análise técnica (ou, pelo menos, conta com relatórios de confiança).

No entanto, também existem muitos fatores que diferenciam as duas estratégias. Veja quais a seguir:

  • prazo: a diferença mais óbvia é a duração do trade. No Day Trade, a ação é comprada e vendida no mesmo dia, enquanto, no Swing Trade, dura mais do que isso;
  • riscos: ambos contam com riscos normais da Bolsa. No entanto, o Day Trade tende a ser mais arriscado, pois a volatilidade dos ativos no período de algumas horas é maior do que durante dias. Como dá para observar melhor as tendências de movimentação, o Swing Trade costuma ser um pouco menos arriscado;
  • acompanhamento do mercado: as duas estratégias exigem que o trader acompanhe o mercado e saiba fazer uma análise técnica ou, pelo menos, tenha relatórios de confiança para tomar as suas decisões. A diferença, entretanto, está no que é observado em cada uma. Normalmente, o Swing Trade foca o movimento dos ativos nos últimos períodos para identificar tendências de curto prazo. Já o Day Trade acompanha o volume de transação dos ativos em um mesmo dia para identificar oportunidades de ganho rápido.

Como montar uma estratégia para ambos?

Investir em Day Trade e Swing Trade está entre as opções de maior risco (e, portanto, de maior ganho potencial) da Bolsa de Valores. É por isso que são estratégias recomendadas para quem tem perfil agressivo e está confortável em lidar com o risco do mercado. Dito isso, existem recursos para aumentar as suas chances de sucesso ao usar essas estratégias.

O principal deles para fazer trades do tipo é a análise técnica. Em poucas palavras, consiste na leitura dos gráficos de oscilação dos preços dos ativos financeiros para identificar padrões e tendências de movimento. Assim, é possível encontrar indícios de uma alta ou de uma baixa no valor da ação.

No entanto, a análise técnica é muito complexa e extremamente difícil de aprender, especialmente para quem é iniciante. Por isso, é essencial contar com o apoio de profissionais especializados e com anos de experiência na Bolsa. Eles podem elaborar cursos e palestras que vão ensinar a fazê-la, mas também relatórios diários com boas oportunidades e opções de trades no momento.

Agora que você já sabe a diferença entre Day Trade e Swing Trade, está mais capacitado para investir o seu dinheiro na Bolsa de Valores. Lembre-se de começar com calma e se cercar de informações para investir com consistência.

Aulas sobre o Mercado de Opções

Como fazer análise dos gráficos para operar opções

Nesta aula gratuita vou te explicar analisar gráficos para operar opções e como funciona o comportamento…

Como multiplicar os dividendos das suas ações

Vou te ensinar como utilizar o mercado de opções para multiplicar os dividendos das suas ações

Como usar estatística para operar opções

Tenha alta taxa de acerto com ganhos expressivos. Nesta aula você vai entender como usar estatística…

Você pode se interessar

TSM: Como ele fez mais de US$ 8 mil com esse ativo

No final do ano passado, comecei a trabalhar com as ações da TSM com os meus…

Como usar opções para comprar ações a custos menores

Você sabia que é possível utilizar as opções para comprar ações por um preço menor? E…

PRIO3: a empresa que tem dado mais de 2% ao mês

A PRIO3 (PetroRio), é uma empresa com a qual temos trabalhado bastante no nosso canal de…